Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
Resumo
A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o
desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como
estruturantes de currículos, mostrando que a utilização desta dinâmica não se restringe a uma
ferramenta didático-pedagógica para a sala de aula. Tendo como problema de pesquisa: Quais os
desafios e as potencialidades encontradas por professores de uma escola pública estadual de Santa
Maria/RS ao utilizar a dinâmica dos 3MP para a organização curricular e também como
ferramenta didático-pedagógica em sala de aula? Os 3MP, neste trabalho, foram utilizados na
estruturação do currículo da escola estadual de educação básica Instituto Estadual Luiz Guilherme
do Prado Veppo. Deste problema de investigação, delinearam-se os objetivos, sendo eles:
Desenvolver através de um processo formativo e coletivo com os professores da escola a
sequência programática do currículo da área de Ciências por meio do uso dos 3MP; Avaliar os
desafios e potencialidades encontradas pelos professores durante o processo formativo quanto à
dinâmica adotada e Analisar as potencialidades e resistências quanto à investigação realizada para
a obtenção do tema através da dinâmica dos 3MP, como também sua implementação em sala de
aula. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram: questionário, diários da
prática pedagógica das docentes participantes, diários da pesquisadora, entrevistas
semiestruturadas com alunos e docentes e análise documental dos planejamentos das aulas. Os
referenciais teóricos que alicerçaram esta dissertação estão embasados nos pressupostos
freireanos, na Abordagem Temática e nos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes dos
currículos escolares. A metodologia para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva
(ATD), emergindo, deste processo, duas categorias: Do processo formativo à implementação das
aulas na perspectiva dos 3MP: algumas potencialidades e O processo formativo e a
implementação das aulas a partir da dinâmica dos 3MP: desafios a serem enfrentados. Nas
potencialidades, agruparam-se características como: participação, interesse e o diálogo construído
entre educador-educandos. Ainda, nesta categoria, foram analisadas as visões das docentes quanto
ao emprego dos 3MP durante o desenvolvimento do curso e também em sala de aula, destacandose
a importância apontada pelas docentes do processo formativo. Na categoria dos desafios,
encontram-se os percalços que se fizeram presentes durante o percurso, sendo que as posturas das
docentes, por vezes, dificultaram o desenvolvimento do trabalho coletivo e interdisciplinar. Além
disso, são apontadas as dificuldades enfrentadas quanto às condições de trabalho e os reflexos
causados pela formação apresentada pelas docentes durante as atividades propostas.