Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ARAUJO, LAIS BALDISSARELLI DE.pdf (1.432Mb)
Data
2015-03-31
Autor
Araújo, Laís Baldissarelli de
Primeiro orientador
Muenchen, Cristiane
Primeiro membro da banca
Delizoicov Neto, Demetrio
Segundo membro da banca
Auler, Décio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a utilização desta dinâmica não se restringe a uma ferramenta didático-pedagógica para a sala de aula. Tendo como problema de pesquisa: Quais os desafios e as potencialidades encontradas por professores de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS ao utilizar a dinâmica dos 3MP para a organização curricular e também como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula? Os 3MP, neste trabalho, foram utilizados na estruturação do currículo da escola estadual de educação básica Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo. Deste problema de investigação, delinearam-se os objetivos, sendo eles: Desenvolver através de um processo formativo e coletivo com os professores da escola a sequência programática do currículo da área de Ciências por meio do uso dos 3MP; Avaliar os desafios e potencialidades encontradas pelos professores durante o processo formativo quanto à dinâmica adotada e Analisar as potencialidades e resistências quanto à investigação realizada para a obtenção do tema através da dinâmica dos 3MP, como também sua implementação em sala de aula. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram: questionário, diários da prática pedagógica das docentes participantes, diários da pesquisadora, entrevistas semiestruturadas com alunos e docentes e análise documental dos planejamentos das aulas. Os referenciais teóricos que alicerçaram esta dissertação estão embasados nos pressupostos freireanos, na Abordagem Temática e nos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes dos currículos escolares. A metodologia para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), emergindo, deste processo, duas categorias: Do processo formativo à implementação das aulas na perspectiva dos 3MP: algumas potencialidades e O processo formativo e a implementação das aulas a partir da dinâmica dos 3MP: desafios a serem enfrentados. Nas potencialidades, agruparam-se características como: participação, interesse e o diálogo construído entre educador-educandos. Ainda, nesta categoria, foram analisadas as visões das docentes quanto ao emprego dos 3MP durante o desenvolvimento do curso e também em sala de aula, destacandose a importância apontada pelas docentes do processo formativo. Na categoria dos desafios, encontram-se os percalços que se fizeram presentes durante o percurso, sendo que as posturas das docentes, por vezes, dificultaram o desenvolvimento do trabalho coletivo e interdisciplinar. Além disso, são apontadas as dificuldades enfrentadas quanto às condições de trabalho e os reflexos causados pela formação apresentada pelas docentes durante as atividades propostas.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6692
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde [170]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.