Interface arte-moda: tecendo um olhar crítico-estético do professor de artes visuais
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Data
2005-09-27Autor
Oliveira, Jociele Lampert de
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Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Educação e Artes/PPGE. Objetivou investigar aspectos referentes à discussão da interface arte-moda e suas implicações, para a construção de um olhar crítico-estético do professor de Artes Visuais na contemporaneidade. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores em formação inicial do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Ao trabalhar esta temática com professores em formação inicial, buscou-se a possibilidade de pensar em mudanças conceituais na forma de articular o conteúdo. A moda foi considerada como elemento gerador desta possibilidade e partindo deste diálogo, a interface artística arte-moda pode ser considerada como um conjunto de elementos comuns (ou díspares), entre as duas áreas de conhecimento. A partir destes pontos de tensões entre a arte e a moda, abordou-se uma reflexão teórica da educação para a compreensão crítica da arte, baseada nas concepções de Franz (2003) e Hernández (2002), no que confere a moda como elemento articulador na cultura visual. A metodologia empregada baseou-se em uma abordagem qualitativa, subsidiada por observação participante, diário de campo e análise documental. Com os resultados da investigação se pôde averiguar como o professor teceu seu olhar a partir de vivências práticas e questionamentos conceituais sobre as imagens que relacionam arte-moda, bem como, a compreensão crítica acerca da percepção do seu próprio cotidiano.