Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, José Alberto da Silva
dc.date.accessioned2008-06-18
dc.date.available2008-06-18
dc.date.issued2008-04-30
dc.identifier.citationMARTINS, José Alberto da Silva. ESTATE EDUCATION OF THE PALEONTHOLOGIC SITES OF THE FORMATION SANTA MARIA, RS STATE: THE CITY MEMORIES STUDE BY STUDENTS OF FUNDAMENTAL SCHOOL. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6821
dc.description.abstractThe present dissertation has been developed in the Line of Research Edutation and Arts of the Post-Graduation Program in Education - PPGE. It is a qualitative research which aimed to investigate, along with the City Chamber of Town Councillors, whose projects approach questions on the fossil estate protection in town and, to do so, three city councillors have been interviewed. The City Secretary of Education has been asked about the disciplines and/or contents offered about this theme in the fundamental city schools. It was also intended to research the City Historic Archive to look into the documents or reports that tell about the first excavations or the first vestiges of any kind of fossils found in this city. The work of elaborating the Educational Guide on the fossil signals was made at 'Antônio Alves Ramos - Patronato' School by a group of eight students from the 6th grade of Fundamental School. The data collect was made in 2007. The tools used were the participant observation, document analysis, field diary and semi-structured interviews. The collected data were interpretated in accordance with the elaborated categories, being discussed concerned to the theoretical reference points that guide the investigation. In this study, it was concluded that the research questions were answered according to the previewed ideas. Thus, actually, in Santa Maria - RS, the question on the preservation of the fossil estate still needs much attention from the governments and from the education institutions for a better cultural development. So, once the teaching of Art and Estate Education might contribute to estimulate the feeling of caring for the cultural aspects of the public estate, investigating the city memory, its value and what it represents to the community.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectMemória da cidadepor
dc.subjectVestígio fóssilpor
dc.subjectEstateeng
dc.subjectCity memoryeng
dc.subjectFossil vestigeeng
dc.titleEducação patrimonial dos sítios paleontológicos da formação Santa Maria - RS: memórias da cidade estudo com alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeEstate education of the paleonthologic sites of the formation Santa Maria, RS state: the city memories stude by students of fundamental schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou investigar, junto a Câmara Municipal de Vereadores, quais projetos abordam questões referentes à proteção do patrimônio fossilífero da cidade. Para tal, entrevistou-se três vereadores. Entrevistou-se o Secretário Municipal de Educação, para abordar quais disciplinas e/ou conteúdos são ofertados relativos a essa temática nas escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade. Foi, também, pretensão do estudo, pesquisar no Arquivo Histórico Municipal documentos ou reportagens que relatem as primeiras escavações ou os primeiros indícios de algum tipo de vestígios fósseis encontrados neste município. O trabalho de elaboração do Guia Educacional dos vestígios fósseis foi confeccionado no Colégio Antônio Alves Ramos - bairro Patronato, com um grupo de oito alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2007. Os instrumentos usados foram a observação participante, análise documental, diário de campo e as entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados de acordo com as categorias elaboradas, sendo discutido com base nos referenciais teóricos que permearam a investigação. Neste estudo, concluiu-se que as questões da pesquisa foram respondidas conforme o previsto, pois, realmente, na cidade de Santa Maria RS, a questão da preservação do patrimônio fossilífero ainda carece de muita atenção do poder público e das instituições de educação, para um melhor desenvolvimento cultural, sendo que o ensino da arte e da educação patrimonial pode contribuir para estimular o sentimento de pertencimento com aspectos culturais do patrimônio, investigando a memória da cidade e o valor que tem em si e na representação para a comunidade.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788025Y2por
dc.contributor.referee1Brites, Blanca Luz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783359E0por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268027H1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples