Educação patrimonial dos sítios paleontológicos da formação Santa Maria - RS: memórias da cidade estudo com alunos do ensino fundamental
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho
qualitativo que objetivou investigar, junto a Câmara Municipal de Vereadores, quais projetos abordam questões referentes à proteção do patrimônio fossilífero da cidade. Para tal,
entrevistou-se três vereadores. Entrevistou-se o Secretário Municipal de Educação, para abordar quais disciplinas e/ou conteúdos são ofertados relativos a essa temática nas escolas
municipais de Ensino Fundamental da cidade. Foi, também, pretensão do estudo, pesquisar no Arquivo Histórico Municipal documentos ou reportagens que relatem as primeiras escavações ou os primeiros indícios de algum tipo de vestígios fósseis encontrados neste município. O trabalho de elaboração do Guia Educacional dos vestígios fósseis foi confeccionado no Colégio Antônio Alves Ramos - bairro Patronato, com um grupo de oito alunos do 6º ano do
Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2007. Os instrumentos usados foram a observação participante, análise documental, diário de campo e as entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados de acordo com as categorias elaboradas, sendo discutido com base nos referenciais teóricos que permearam a investigação. Neste estudo, concluiu-se que as questões da pesquisa foram respondidas conforme o previsto, pois, realmente, na cidade de Santa Maria RS, a questão da preservação do patrimônio fossilífero ainda carece de muita atenção do poder público e das instituições de
educação, para um melhor desenvolvimento cultural, sendo que o ensino da arte e da educação patrimonial pode contribuir para estimular o sentimento de pertencimento com
aspectos culturais do patrimônio, investigando a memória da cidade e o valor que tem em si e na representação para a comunidade.