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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorFagundes, Claudia Cristiane Bisso
dc.date.accessioned2015-01-20T10:52:28Z
dc.date.available2015-01-20T10:52:28Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/682
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper presents the results obtained from the use of the online game LEMONADE in teaching multiplication tables. The game was used as a way to motivate and improve efficiency in solving mathematical calculations, with students in the fourth year of Elementary School. The development of online activities in Mathematics was the purpose, which presents many difficulties to the student to facilitate learning. The survey was conducted by control and observation group. The students were randomized into two groups and they all did the same activity with multiplying exercise of many multiplication tables. The control group used the game for thirty minutes and the other group performed the calculations using matchsticks. The study had two stages that were taken with an interval of three days each one. The research showed that this game can help students memorize the multiplication tables and that the students learn by interacting with the game and with their peers throughout the process, promoting a more effective and dynamic learning, committed to the development of the student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogo Lemonadepor
dc.subjectMotivação para aprendizagempor
dc.subjectEnsino da tabuadapor
dc.titleJogo online na aprendizagem da tabuadapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados obtidos com o uso do jogo online LEMONADE no ensino da tabuada. O jogo foi usado, como forma de motivar e melhorar a eficiência na resolução de cálculos matemáticos, com os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi desenvolver atividades online na área da Matemática, que apresenta muitas dificuldades ao aluno, para facilitar o aprendizado. A pesquisa foi realizada por grupo de controle e observação. Os alunos foram sorteados em dois grupos e todos fizeram a mesma atividade com exercícios de multiplicar de várias tabuadas. O grupo de controle usou o jogo por trinta minutos e o outro grupo realizou os cálculos usando palitos de fósforo. O trabalho contou com duas etapas que foram realizadas com intervalo de três dias cada. A pesquisa mostrou que esse jogo pode ajudar os alunos a memorizarem a tabuada e que os alunos aprendem interagindo com o jogo e com seus pares ao longo de todo o processo promovendo uma aprendizagem mais eficaz, dinâmica e comprometida com o desenvolvimento integral do aluno.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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