dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Fagundes, Claudia Cristiane Bisso | |
dc.date.accessioned | 2015-01-20T10:52:28Z | |
dc.date.available | 2015-01-20T10:52:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/682 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the results obtained from the use of the online game LEMONADE in teaching multiplication tables. The game was used as a way to motivate and improve efficiency in solving mathematical calculations, with students in the fourth year of Elementary School. The development of online activities in Mathematics was the purpose, which presents many difficulties to the student to facilitate learning. The survey was conducted by control and observation group. The students were randomized into two groups and they all did the same activity with multiplying exercise of many multiplication tables. The control group used the game for thirty minutes and the other group performed the calculations using matchsticks. The study had two stages that were taken with an interval of three days each one. The research showed that this game can help students memorize the multiplication tables and that the students learn by interacting with the game and with their peers throughout the process, promoting a more effective and dynamic learning, committed to the development of the student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogo Lemonade | por |
dc.subject | Motivação para aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino da tabuada | por |
dc.title | Jogo online na aprendizagem da tabuada | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os resultados obtidos com o uso do jogo online LEMONADE no ensino da tabuada. O jogo foi usado, como forma de motivar e melhorar a eficiência na resolução de cálculos matemáticos, com os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi desenvolver atividades online na área da Matemática, que apresenta muitas dificuldades ao aluno, para facilitar o aprendizado. A pesquisa foi realizada por grupo de controle e observação. Os alunos foram sorteados em dois grupos e todos fizeram a mesma atividade com exercícios de multiplicar de várias tabuadas. O grupo de controle usou o jogo por trinta minutos e o outro grupo realizou os cálculos usando palitos de fósforo. O trabalho contou com duas etapas que foram realizadas com intervalo de três dias cada. A pesquisa mostrou que esse jogo pode ajudar os alunos a memorizarem a tabuada e que os alunos aprendem interagindo com o jogo e com seus pares ao longo de todo o processo promovendo uma aprendizagem mais eficaz, dinâmica e comprometida com o desenvolvimento integral do aluno. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |