A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
e está vinculada ao grupo CNPq/Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O objetivo da pesquisa foi investigar a construção da docência em Música no estágio supervisionado do Curso de Música Licenciatura Plena da UFSM, a partir do ponto de vista de um grupo de seis estagiários. Para tanto procurou-se conhecer as concepções dos estagiários sobre o estágio supervisionado e entender sua relação com o ensino na Educação Básica. Além de considerar a legislação vigente sobre os temas, os referenciais teóricos estudados incluem autores dos campos da Educação (como ALARCÃO; TAVARES, 1987; GARCIA, 1999; PIMENTA; LIMA,
2004) e da Educação Musical (como MATEIRO, 2002a, 2002b; MATTANA, 2005; BEINEKE; BELLOCHIO, 2007), cujas pesquisas focalizam a formação inicial de professores e o estágio supervisionado. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas e de estimulação de memória e gravações em vídeo de aulas dos estagiários. A seleção dos participantes ocorreu pelo critério de interesse e disponibilidade em participar da pesquisa e também pela possibilidade de a pesquisadora ir à escola de Educação Básica nos horários das aulas desses estagiários para realizar as filmagens. A
análise dos dados foi realizada a partir da organização de duas categorias: (1) concepções de estágio, incluindo a função desempenhada pela orientação, e (2) a atividade docente na escola, destacando a realização do estágio em duplas e a relação com o ensino na Educação Básica com foco nas experiências dos estagiários. A partir da interpretação e diálogo com os referenciais sobre a
construção da docência no estágio supervisionado foi possível tecer considerações sobre o processo formativo de professores de Música. Nesse viés, acredita-se que
esta pesquisa possa contribuir com dados relevantes sobre o estágio na construção da docência, ressaltando-se o compartilhamento das ações dos estagiários e a
mediação da orientação. Enfatizam-se também problematizações e reflexões sobre a construção da docência durante o estágio e sua relação com a formação de
professores de Música.