Construindo a docência com a flauta doce: o pensamento de professores de música
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes
(LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM
Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical da UFSM. A pesquisa teve o
objetivo geral de investigar o pensamento de quatro professores de música,
egressos do curso de Música - Licenciatura Plena da UFSM, no processo de
constituição da docência com a flauta doce. Como objetivos específicos, buscou-se
conhecer o que pensam os professores de música sobre o ensino de flauta doce;
compreender o significado desse instrumento musical em suas vidas e em sua
prática docente; e refletir sobre o ensino de flauta doce no âmbito da educação
musical. Para tanto, o aporte teórico constituiu-se de estudos sobre o pensamento
do professor (PACHECO, 1995; BRAZ, 2006, 2007; MARUJO, 2004; BEINEKE,
2000; DEL BEN, 2001; entre outros) que possibilitaram refletir sobre os significados
e as conexões entre o pensamento, a memória e a narrativa na interrelação entre o
pensar e o fazer docente com a flauta doce. Metodologicamente, a pesquisa foi
desenvolvida pelo método da história oral temática (MEIHY, 2005; FREITAS, 2006),
utilizando como procedimentos de produção e análise dos dados, respectivamente,
a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008) e algumas estratégias da
teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009). Através da investigação, foi possível
conhecer as histórias dos professores de música e seus pensamentos,
representados por alguns de seus construtos, ideias, crenças, conhecimentos,
valores, perspectivas, etc., os quais estão expressos em suas recordaçõesreferências
(JOSSO, 2010) para ensinar flauta doce. Neste processo, observou-se
que seus pensamentos estão ligados a fatores racioafetivos (BAGGIO; OLIVEIRA,
2008) que permearam as suas vivências com esse instrumento musical em
diferentes períodos de suas vidas, tanto enquanto alunos como quando professores
de música, os quais movem e dão sentidos as suas atuais práticas pedagógicomusicais.
Por fim, chegou-se a compreensão de que o pensamento desses
professores, sobre o ensino de flauta doce, constitui-se em uma dimensão
importante no processo formativo docente de cada um, afetando-o e constituindo-o,
visto que é na relação entre o pensar e o fazer, que esses profissionais estão
aprendendo a ser professores de música com a flauta doce.