Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorRossarolla, Catiana Casarotto
dc.date.accessioned2015-03-10T12:49:39Z
dc.date.available2015-03-10T12:49:39Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/706
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractSchool inclusion is a relatively new issue that has required a reorganization in the educational system, to ensure access, retention and learning conditions, and that needs specific consideration of students with disabilities who, for different characteristics, and need often require different actions in school. This paper aims to unleash a new look on inclusive education in early childhood education, so that they are rethinking the changes that are necessary in the first stage of basic education. . The school needs to be prepared for inclusive education from early childhood education: think of its space, time, professional, pedagogical resources, halls Care Specialized Education (AEE), etc.., Facing the possibility of easy access, retention and full development of those students who, because of their particularities, special educational needs. The text also addresses other needs as rethinking in teacher development as a key element in the school inclusion of education. The teacher look in their teaching, new ways of teach and innovate, taking into account the diversity and individuality, so you can give support to students. Faced with my school reality, I emphasize this theme, in order to learn and understand what we can do to further issues related to the inclusion of children with special educational needs, improving the lives from these children, in order to overcome the barriers they face in the educational context and often prevent their participation in learning challenges.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleUm novo olhar para a inclusão na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos alunos com deficiência que, por características distintas, muitas vezes requerem e precisam de ações diferenciadas na escola. Este trabalho tem como objetivo desencadear um novo olhar sobre a educação inclusiva na educação infantil, a fim de que sejam repensadas as mudanças que se fazem necessárias nessa primeira etapa da educação básica. A escola precisa preparar-se para a educação inclusiva desde a educação infantil: pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno dos alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais especiais. O texto aborda também outras necessidades como a de repensar na formação do professor como elemento fundamental na inclusão escolar da educação infantil. Ele deve buscar na sua prática pedagógica, novas formas de fazer e inovar, levando em consideração a diversidade e individualidades, para que possa dar suporte aos alunos. Diante da minha realidade escolar, enfatizo este tema, com o intuito de aprender mais e entender tudo o que podemos fazer para aprofundar assuntos relacionados à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, visando melhorar a vida destas crianças, na tentativa de vencer as barreiras que as mesmas enfrentam no contexto educacional e que, muitas vezes, as impedem ou limitam de participar de desafios de aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples