Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2013-09-13Autor
Rossarolla, Catiana Casarotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma
reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e
condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos alunos
com deficiência que, por características distintas, muitas vezes requerem e precisam
de ações diferenciadas na escola. Este trabalho tem como objetivo desencadear um
novo olhar sobre a educação inclusiva na educação infantil, a fim de que sejam
repensadas as mudanças que se fazem necessárias nessa primeira etapa da
educação básica. A escola precisa preparar-se para a educação inclusiva desde a
educação infantil: pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos
pedagógicos, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc., voltados
para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno dos alunos
esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades
educacionais especiais. O texto aborda também outras necessidades como a de
repensar na formação do professor como elemento fundamental na inclusão escolar
da educação infantil. Ele deve buscar na sua prática pedagógica, novas formas de
fazer e inovar, levando em consideração a diversidade e individualidades, para que
possa dar suporte aos alunos. Diante da minha realidade escolar, enfatizo este
tema, com o intuito de aprender mais e entender tudo o que podemos fazer para
aprofundar assuntos relacionados à inclusão de crianças com necessidades
educativas especiais, visando melhorar a vida destas crianças, na tentativa de
vencer as barreiras que as mesmas enfrentam no contexto educacional e que,
muitas vezes, as impedem ou limitam de participar de desafios de aprendizagem.