Unipampa campus Alegrete: extensão universitária e articulação universidade-comunidade
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa Práticas Escolares e
Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria, com o tema da extensão universitária. Esta, em linhas
gerais, assume uma perspectiva ofertista, linear, na qual são ofertados à
comunidade resultados de pesquisa que, muitas vezes, possuem escassa relação
com os efetivos problemas da comunidade local/regional. Nesse contexto surgiu o
presente problema de pesquisa: Como os projetos de extensão da Universidade
Federal do Pampa, Campus Alegrete, contemplam as orientações do Projeto
Institucional na relação universidade-comunidade em geral, cultura local e regional?
O objetivo geral consistiu em analisar de que modo os projetos de extensão da
Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, contemplam as diretrizes do
Projeto Institucional segundo os referenciais de Paulo Freire e do Pensamento
Latinoamericano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). Em termos de
classificação metodológica a pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. O
corpus de análise foi composto pelas minutas dos projetos de extensão registrados
na UNIPAMPA, nos anos de 2008 a 2012 e a técnica de análise foi a Análise Textual
Discursiva, constituída de três etapas: unitarização, categorização e a comunicação.
Os resultados foram sintetizados em três categorias inter-relacionadas, que são:
Concepção Ofertista, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Articulação
Universidade-Comunidade. A primeira apresentou três tendências, representativas
do caráter ofertista da maioria dos projetos, que são: oferta de conhecimentos com
foco na divulgação/difusão da Ciência-Tecnologia, oferta de conhecimentos com
foco em cursos e treinamentos e oferta ajustada por demandas sociais. A segunda
categoria apresentou três condicionantes inter-relacionados que, em maior ou menor
intensidade, dificultam uma articulação efetiva entre Ensino-Pesquisa-Extensão. São
eles: o caráter ofertista associado à extensão, a extensão no currículo e aspectos
conceituais da extensão universitária. Na terceira categoria foram discutidas três
sinalizações presentes no corpus da pesquisa, que podem ser associadas a
processos de avermelhamento na articulação universidade-comunidade, na
UNIPAMPA Campus Alegrete. São elas: extensão como troca de conhecimentos
entre universidade-comunidade, identificação de demandas sociais pela extensão e
extensão e transformação social.