Narrativas (auto)biográficas: a mediação da literatura infantil nas trajetórias formativas de uma professora de classe multisseriada
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal deste estudo foi o de compreender, por meio da pesquisa (auto)biográfica, como a literatura infantil influenciou as trajetórias formativas de uma alfabetizadora de classe multisseriada que atuou como tutora no Programa Pró-Letramento. A justificativa da relevância deste estudo fundamenta-se a partir da pouca discussão sobre o papel da literatura infantil e suas mediações nas trajetórias formativas de educadores do meio rural, bem como pelo imprescindível papel que a leitura, em especial, a leitura literária exerce na formação de professores. A ativação da memória, através das lembranças, alicerçou um caminho formativo percorrendo recordações em relação às lembranças da infância, da escola, dos percursos formativos e das trajetórias pessoais e profissionais da colaboradora da pesquisa. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo qualitativo através da pesquisa (auto)biográfica, utilizando o método Biográfico História de Vida. A análise das informações foi embasada pelo uso do relato autobiográfico escrito e da entrevista narrativa organizada a partir de tópicos-guia. Para amparar a escrita desta dissertação, utilizei, como amparo teórico, estudos de Abrahão (2004, 2006), Antunes (2010, 2011, 2014), Arroyo; Fernandes (1999), Barcelos (2009), Bauer; Gaskell (2011), Bolzan (2002), Fernandes (2011), Freire (2011), Josso (2004), Nóvoa (2000, 2009), Souza (2006, 2012), entre outros. Ao longo do processo investigativo, a partir das trocas de experiências, conversas ao longo da pesquisa e análise das informações, foram emergindo as categorias de análise, que ficaram assim estruturadas: tempos de infância, lembranças de escola, processos formativos no contexto rural e trajetória profissional. A partir da análise das narrativas, constatei que o Pró-Letramento, através do intenso trabalho com a literatura infantil, tornou-se um mediador das trajetórias formativas da colaboradora da pesquisa, fazendo (re)surgir práticas e ações que já estavam adormecidas na sua caminhada formativa. Desse modo, percebi ao longo da entrevista narrativa realizada com a professora colaboradora da pesquisa, que a reflexão sobre a própria história de vida possibilitou o desenvolvimento de um trabalho pedagógico com maior consistência teórica e, ao mesmo tempo, impulsionou a criação de espaços compartilhados de construção do conhecimento entre os professores que realizaram o curso.