Mostrar registro simples

dc.creatorKubaski, Cristiane
dc.date.accessioned2015-02-20
dc.date.available2015-02-20
dc.date.issued2014-01-06
dc.identifier.citationKUBASKI, Cristiane. INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN THE PROSPECT OF THEIR TEACHERS: A CASE STUDY IN FOUR SCHOOLS OF THE CITY OF SANTA MARIA / RS. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7132
dc.description.abstractThis paper investigates the school educational inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Santa Maria, RS. Thus, the inclusion will be analyzed in a more comprehensive way, including four referring axes: presence, participation, acceptance and apprenticeship of students with ASD. The research has qualitative character, being carried out from exploratory multiple case. The objective is to describe how the inclusion of students with ASD in mainstream schools in Santa Maria is working from the perspectives of their teachers in this context. For that, four teachers of first years of elementary school, who teach students diagnosed with ASD by Educacenso 2012, took part in this research. It is noteworthy that the findings of this study point to the fact that the strategies used by the teachers seem to favor the inclusion of students with ASD in mainstream schools. However, there are still barriers to participation and learning of these students who constitute a challenge to the inclusive process. Furthermore, it is suggested that the inclusion is investigated in a broader sense, considering besides the presence of the student at school, how he is participating, interacting, learning and being perceived in the inclusive setting.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleA inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeInclusion of students with autism spectrum disorder in the prospect of their teachers: a case study in four schools of the city of Santa Maria / RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, aceitação e aprendizagem dos alunos com TEA. A pesquisa tem caráter qualitativo, desenvolvendo-se a partir de caso múltiplo do tipo exploratório. O objetivo constitui em analisar os indicadores de qualidade de inclusão dos alunos com TEA matriculados nas escolas regulares do município de Santa Maria, a partir das perspectivas de seus professores. Para isso, participaram deste estudo quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas do município de Santa Maria RS que realizama docência com alunos com o diagnóstico de TEA pelo Educacenso 2012. Ressalta-se que os achados desse estudo, apontam para o fato de que as estratégias utilizadas pelas professoras parecem favorecer a inclusão dos alunos com TEA em escolas regulares. Entretanto, ainda existem barreiras que impedem a participação e a aprendizagem desses alunos que se constituem como desafio ao processo inclusivo. Além disso, sugere-se que a inclusão seja investigada de modo mais amplo, considerando além da presença do aluno na escola, a forma como ele está participando, sendo aceito, aprendendo e sendo percebido no contexto inclusivo.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Carlo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847por
dc.contributor.referee1Bosa, Cleonice Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600286489835864por
dc.contributor.referee2Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3671356435182648por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples