A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
Fecha
2014-01-06Metadatos
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Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do
Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro
indicadores: presença, participação, aceitação e aprendizagem dos alunos com TEA. A pesquisa tem
caráter qualitativo, desenvolvendo-se a partir de caso múltiplo do tipo exploratório. O objetivo
constitui em analisar os indicadores de qualidade de inclusão dos alunos com TEA matriculados
nas escolas regulares do município de Santa Maria, a partir das perspectivas de seus professores. Para
isso, participaram deste estudo quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas
do município de Santa Maria RS que realizama docência com alunos com o diagnóstico de TEA pelo
Educacenso 2012. Ressalta-se que os achados desse estudo, apontam para o fato de que as estratégias
utilizadas pelas professoras parecem favorecer a inclusão dos alunos com TEA em escolas regulares.
Entretanto, ainda existem barreiras que impedem a participação e a aprendizagem desses alunos que se
constituem como desafio ao processo inclusivo. Além disso, sugere-se que a inclusão seja investigada
de modo mais amplo, considerando além da presença do aluno na escola, a forma como ele está
participando, sendo aceito, aprendendo e sendo percebido no contexto inclusivo.