Mostrar registro simples

dc.creatorMohr, Alana Claudia
dc.date.accessioned2015-02-26
dc.date.available2015-02-26
dc.date.issued2014-03-10
dc.identifier.citationMOHR, Alana Claudia. SCHOOL INCLUSION IN SPEECHES CONVEYED BY SPECIAL EDUCATION: TEACHING STRATEGY DISCURSIVE SUBJECTIVITY. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7139
dc.description.abstractThis study has as focus on the discourses demonstrated by integration/inclusion that actually, it has been defining and redefining the education concerning to the perspective of the school s inclusion and ways of being a teacher. Therefore, it appeared the necessity to understand how teachers are being narrated and developed from the speeches concerning to the School s Inclusion. The research got in a post-structuralist approach, combined with Foucault's theories. It brings the notion of the speeches as a methodological concept and it takes the governamentality to operate as the main analytic s tool. It was possible to noticed the discourses around the School s Inclusion has been used by reason of the State, which makes this process imperative leading the professor s actions, showing to the teachers from the production of certain discursive strategies. Thus, with the analysis of the materials, it was possible to identify the recurrence of three subjectivity strategies discourse, being the operationalization around this, firstly, the felling, the acceptance and professor s consciousness concerning to the introduction of the students with disabilities in regular student s classes. After this, it was identified the strategy discourse around the teacher s responsibility for the success and promotion of the School s Inclusion of these students. And finally, with the movement from this acceptance and responsibility, it was found the third discursive strategy working around the capacity discourses and frequently training for the professors as an indispensable condition to them getting to promote the inclusion and be considered a competent teacher. From the analysis, can be thought, for example, that these discursive strategies of teacher subjectivity are placed consciousness into the operation in order to lead and govern the conduct of the teachers, creating ways of being in contemporary teaching, among others, can identify the teacher while enterprising of himself, who constantly invest in itself, to attend the order of the School s Inclusion.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectSubjetivação docentepor
dc.subjectSchool s inclusioneng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectGovernamentalityeng
dc.subjectSubjectivity s professoreng
dc.titleA inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docentepor
dc.title.alternativeSchool inclusion in speeches conveyed by special education: teaching strategy discursive subjectivityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser docente. Diante disso, surgiu a necessidade de entender como os professores vêm sendo narrados, subjetivados e produzidos a partir dos discursos da Inclusão Escolar. A pesquisa insere-se em uma abordagem pós-estruturalista, articulada com teorizações foucaultianas. Traz a noção de discurso como noção metodológica e toma a governamentalidade e os modos de subjetivação para operarem durante toda a analítica do trabalho. Foi possível perceber que os discursos em torno da inclusão escolar vêm sendo operacionalizados por uma razão de Estado que torna esse processo um imperativo, conduzindo as condutas docentes e subjetivando os professores a partir da produção de determinadas estratégias discursivas. Com a análise dos materiais, foi possível identificar a recorrência de três estratégias discursivas de subjetivação, operacionalizadas, primeiramente, em torno da sensibilização, aceitação e conscientização dos professores em relação à inserção dos alunos com deficiência nas salas regulares de ensino. Posteriormente, identificou-se a estratégia discursiva referente à responsabilização docente para o sucesso e promoção da inclusão escolar desses alunos. Por fim, com o movimento a partir da aceitação e responsabilização, encontrou-se a terceira estratégia discursiva, funcionando em torno dos discursos da capacitação e aperfeiçoamento constantes dos professores como condição indispensável para o professor promover a inclusão e ser considerado um docente competente. A partir das análises, pode-se pensar, que essas estratégias discursivas de subjetivação docente são colocadas em funcionamento de maneira a conduzir e governar as condutas dos professores, produzindo modos de ser docente na contemporaneidade que, dentre outras coisas, podem identificar o docente como empreendedor de si, como aquele que investe constantemente em si para atender à ordem da inclusão escolar.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765577U7por
dc.contributor.referee1Possa, Leandra Boer
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee2Freitas, Cláudia Rodrigues de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266827280052272por
dc.contributor.referee3Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732084D0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4429023408187875por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples