A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente
Resumo
Este estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão
que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da
inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser docente. Diante disso, surgiu
a necessidade de entender como os professores vêm sendo narrados, subjetivados
e produzidos a partir dos discursos da Inclusão Escolar. A pesquisa insere-se em
uma abordagem pós-estruturalista, articulada com teorizações foucaultianas. Traz a
noção de discurso como noção metodológica e toma a governamentalidade e os
modos de subjetivação para operarem durante toda a analítica do trabalho. Foi
possível perceber que os discursos em torno da inclusão escolar vêm sendo
operacionalizados por uma razão de Estado que torna esse processo um imperativo,
conduzindo as condutas docentes e subjetivando os professores a partir da
produção de determinadas estratégias discursivas. Com a análise dos materiais, foi
possível identificar a recorrência de três estratégias discursivas de subjetivação,
operacionalizadas, primeiramente, em torno da sensibilização, aceitação e
conscientização dos professores em relação à inserção dos alunos com deficiência
nas salas regulares de ensino. Posteriormente, identificou-se a estratégia discursiva
referente à responsabilização docente para o sucesso e promoção da inclusão
escolar desses alunos. Por fim, com o movimento a partir da aceitação e
responsabilização, encontrou-se a terceira estratégia discursiva, funcionando em
torno dos discursos da capacitação e aperfeiçoamento constantes dos professores
como condição indispensável para o professor promover a inclusão e ser
considerado um docente competente. A partir das análises, pode-se pensar, que
essas estratégias discursivas de subjetivação docente são colocadas em
funcionamento de maneira a conduzir e governar as condutas dos professores,
produzindo modos de ser docente na contemporaneidade que, dentre outras coisas,
podem identificar o docente como empreendedor de si, como aquele que investe
constantemente em si para atender à ordem da inclusão escolar.