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TEORIA DA ATIVIDADE E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA LIVRE NA ESCOLARIZAÇÃO A DISTÂNCIA

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Dissertacao de Tais Fim Alberti.pdf (2.151Mb)
Data
2006-05-26
Autor
Alberti, Taís Fim
Primeiro orientador
Bastos, Fábio da Purificação de
Primeiro membro da banca
Rays, Oswaldo Alonso
Segundo membro da banca
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. Permitem que se realize um trabalho didáticometodológico integrando diversas ferramentas que podem potencializar a formação de professores e alunos, através de uma prática dialógica e problematizadora. O objetivo central dessa pesquisa foi investigar a prática escolar mediada pelos recursos tecnológicos livres, tendo a Teoria da Atividade como uma orientação psicológica viávelpossível e potencializadora para atividades de estudo nos AVEA. Etnografamos as capacitações realizadas pelos professores mediadas pelo AMEM e eProInfo. A análise dessas práticas mediadas por tecnologias foi construida levando em consideração: a mediação tecnológica livre, a orientação das práticas e o diálogoproblematizador nas atividades de estudo. Considerando a necessidade formativa em práticas mediadas, observamos que o planejamento e implementação de atividades de estudo potencializam e orientam a mesma. Assim como, a estrutura didáticometodológica em torno de situaçõesproblema podem ser consideradas para que aconteça o diálogo telemático entre todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem. Indicamos a partir desse trabalho os mediadores da aprendizagem, a serem considerados nos cursos mediados por AVEA com o intuito de desenvolver a escolarização a distância pública e de qualidade.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7180
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [551]

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