Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
Resumo
A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual em Santa Maria/RS. Para desenvolvermos esta pesquisa tivemos como problema: De que forma as alterações que estão sendo implementadas no Ensino Médio, baseadas em políticas públicas e, em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases para o Ensino Médio (LDB/96), Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM/2012) e da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, que chamaremos de PREM/RS, estão alterando as concepções dos professores e alunos das escolas parceiras da pesquisa e como se estabelecem os trabalhos interdisciplinares nos Seminários Integrados nas escolas? Traz à tona as fragilidades, desafios e possibilidades de uma proposta. Os dados foram obtidos, analisados e tabulados a partir de entrevistas com professores e alunos do Ensino Médio das escolas parceiras. No âmbito da formação de professores, argumenta-se sobre a necessidade de uma maior promoção de formação, tanto inicial como continuada, articuladas com a escola e com a reestruturação de práticas pedagógicas. Os dados sinalizam que é desafiadora a implementação da PREM/RS, seja em aspectos pontuais ou curriculares, mas, principalmente, num redimensionamento dos tempos e espaços escolares. A análise foi realizada de acordo com o cruzamento dos dados e de uma discussão com autores na tentativa de criar uma relação entre os dados e os fatos presentes na educação de nosso estado, pós-implementação da PREM/RS. Os autores que fazem a interface da discussão teórica são: MOEHLECKE (2002); SAVIANI (1989,1994); SANTOMÉ (1998); ROMANELLI (1997); FRIGOTTO (2009); JAPIASSU (1976); GRAMSCI (1978); KUENZER (1995, 2000, 2005, 2013); POMBO (2005, 2008), entre outros. Com isso, acreditamos que a discussão permeada pelo diálogo com teorias pertinentes contribua nos resultados alcançados com relação aos conceitos de Politecnia, Interdisciplinaridade, Seminário Integrado e Ensino Médio, nessa dissertação de Mestrado.