Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AS EMOÇÕES NO SENTIR, NO PENSAR E NO AGIR DIALOGANDO COM HUMBERTO MATURANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FISIOTERAPIA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
JORGELEWICZ, LEO.pdf (772.2Kb)
Data
2015-08-18
Autor
Jorgelewicz, Leo
Primeiro orientador
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Primeiro membro da banca
Kunz, Elenor
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertaçãopara Defesa de Mestrado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), têm como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação de Professores (as) em geral, e para a Formação de Professores (as) de Fisioterapia em particular, a partir das proposições da Biologia do Conhecer e Biologia do Amar, o fundamento biológico-relacional humano numa perspectiva de resgate do respeito e amorosidade entre professor (a) e acadêmico (a). Para o desenvolvimento desta dissertação de Mestrado foram realizadas atividades de pesquisa do tipo qualitativa e de caráter teórico-epistemológico. O referencial que orienta o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), é o do estabelecimento de diálogos que privilegiem o resgate das emoções como um fazer que envolve a escuta, o conversar, a cooperação e aceitação mútua. Constituise em um trabalho de relevância, pois o mesmo fundamenta a apresentação das buscas de alternativas para lidar com os desafios colocados à educação, levando em conta as intensas transformações ocorridas no mundo atual. Assim, um dos principais objetivos desta pesquisa é explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação que promova uma educação pautadana redescoberta da natureza humana, uma natureza determinada pelo amar, baseada na democracia como uma artesem o desejo da dominação com a renúncia da autoridade do professor, num clima que propicie e estimule a descoberta através do linguajar(MATURANA, 2004, p. 30), do respeito e da liberdade. A pesquisa demonstrou que para que esta educação aconteça há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças nos espaços e tempos escolares.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7230
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [551]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.