As emoções no sentir, no pensar e no agir dialogando com Humberto Maturana na formação de professores de fisioterapia
Resumo
Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertaçãopara Defesa de
Mestrado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional
(PPGE-UFSM), têm como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos
para a Formação de Professores (as) em geral, e para a Formação de Professores
(as) de Fisioterapia em particular, a partir das proposições da Biologia do Conhecer e
Biologia do Amar, o fundamento biológico-relacional humano numa perspectiva de
resgate do respeito e amorosidade entre professor (a) e acadêmico (a). Para o
desenvolvimento desta dissertação de Mestrado foram realizadas atividades de
pesquisa do tipo qualitativa e de caráter teórico-epistemológico. O referencial que
orienta o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no
sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), é
o do estabelecimento de diálogos que privilegiem o resgate das emoções como um
fazer que envolve a escuta, o conversar, a cooperação e aceitação mútua. Constituise
em um trabalho de relevância, pois o mesmo fundamenta a apresentação das
buscas de alternativas para lidar com os desafios colocados à educação, levando em
conta as intensas transformações ocorridas no mundo atual. Assim, um dos principais
objetivos desta pesquisa é explicitar as contribuições de algumas proposições
epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação que
promova uma educação pautadana redescoberta da natureza humana, uma natureza
determinada pelo amar, baseada na democracia como uma artesem o desejo da
dominação com a renúncia da autoridade do professor, num clima que propicie e
estimule a descoberta através do linguajar(MATURANA, 2004, p. 30), do respeito e
da liberdade. A pesquisa demonstrou que para que esta educação aconteça há que
se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças
nos espaços e tempos escolares.