Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à inclusão em cursos de graduação na modalidade a distância e presencial buscando compreender os olhares, ações, desafios e percepções da gestão sobre a inclusão dos acadêmicos que ingressaram na Cota B no período de 2008 a 2014. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de estudo de caso e possui como cenário e espaço a Universidade Federal de Santa Maria e os seguintes cursos de graduação: Educação Especial-Licenciatura Plena Diurno, Educação Especial Noturno, Educação Especial EAD, Pedagogia Diurno, Pedagogia Noturno, Pedagogia EAD, Letras Bacharelado, Letras Português EAD e os setores: Núcleo de tecnologia Educacional-NTE, Núcleo de Acessibilidade, ANIMA, PROGRAD e DERCA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e coletadas nos setores e cursos. Os sujeitos da pesquisa foram oito coordenadores de curso nas modalidades EAD e presencial que tiveram alunos COTA B e cinco coordenadores de setor. Durante a coleta de dados buscou-se mapear o número de alunos ingressantes na instituição pelas Ações Afirmativas Cota B na modalidade Educação a Distância e Presencial; verificar o tempo médio de formação; conferir os números referentes à evasão; compreender como a instituição está abordando as dificuldades dos alunos com deficiência que ingressaram pelas Ações Afirmativas Cota B e se os acadêmicos dos cursos EAD possuem as mesmas condições de permanência dentro da instituição. Para análise e tratamento dos dados utilizada foi a técnica de Análise de conteúdo de Bardin (2008) e a Triangulação das entrevistas, referencial teórico e coleta de dados nos setores baseada em Triviños (1987). Constatou-se o quanto o ingresso destes estudantes influencia na visão sobre as pessoas com deficiência, gerando desafios, ações, incertezas e novas descobertas. Verificou-se também que os entrevistados concordam no que se refere ao direito e legitimidade destes estudantes que ingressam nos espaços acadêmicos. Com base nos resultados da pesquisa, compreende-se a importância de que sejam empreendidos esforços para promover ações que concretizem, orientem e potencializem as ações inclusivas visando às adequações de acessibilidade, permanência e promoção da aprendizagem.