Escolarização de crianças com transtorno do espectro autista: a concepção do educador numa perspectiva inclusiva
Resumo
A inclusão educacional escolar de crianças e jovens com Transtornos do Espectro Autista (TEA) vem se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo. Os educadores que atuam nesse contexto necessitam compreender as potencialidades e limitações dos estudantes de forma a planejar objetivos pedagógicos para promover avanços em sua escolarização. Este trabalho objetivou caracterizar a escolarização de estudantes com TEA nas classes comuns do ensino fundamental das escolas regulares municipais da cidade de Santa Maria RS, na perspectiva do educador quanto a sua própria atuação profissional, à atuação do estudante com TEA no espaço escolar e à atuação da família do estudante nesse contexto. A pesquisa segue o delineamento do tipo estudos de caso múltiplo, em que participaram doze educadores que atendem estudantes com diagnóstico do TEA em classes comuns. Foi analisada tanto a conduta do educador frente aos desafios diários junto a estudantes com TEA como também seus relatos quanto ao comportamento, habilidades e dificuldades apresentadas pelo estudante com TEA no contexto escolar, incluindo a forma como a família influencia nesse processo. Os resultados mostraram que a existência de experiências anteriores na prática pedagógica com estudantes com TEA influenciaram positivamente a prática dos educadores. Porém, estes mesmos educadores relataram, como maior dificuldade, lidar com as características comportamentais do autismo, em especial com a agressividade, considerada uma importante barreira à aprendizagem destes estudantes. Salienta-se ainda a necessidade de investigações complementares a esta, que possam auxiliar na caracterização do processo de escolarização de estudantes com TEA.