O uso pedagógico do celular na aula de música popular: investigando possibilidades para a educação musical
Resumo
Esse artigo mostra os resultados obtidos a partir de uma investigação que conectou a Educação Musical às Mídias na Educação. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as possibilidades de utilização do telefone celular como recurso pedagógico para a aula de música, mais especificamente, para a aula de violão popular. Esta investigação se trata de uma pesquisa experimental, com abordagem qualitativa, com caráter prático e exploratório, pois visa obter resultados através de experimentos controlados, em que alunos voluntários se submeteram a um processo de ensino-aprendizagem que utilizou um método de ensino elaborado pelo pesquisador. Os estudos de Westermann (2011) e Marques (2011) sobre o ensino de violão à distância serviram de referencial teórico quando se buscou referências para a pedagogia do violão. As pesquisas de Schmeling (2005) contribuíram como base para a prática do canto mediado pelas mídias. Beineke também foi usado como referência para a metodologia da Educação Musical, pois essa autora traz textos sobre o ensino de música a partir do modelo (T)EC(L)A de Swanwick. Essa pesquisa não tem por objetivo investigar profundamente as teorias do Swanwick, mas entende a sua importância para o ensino de música na atualidade. Por isso não perde de vistas o seu modelo pedagógico. Nesse sentido, essa investigação procurou investigar o telefone celular como uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento técnico para a execução musical, tanto do tocar os ritmos ao violão quanto do cantar as canções escolhidas pelos alunos.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]