Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorRauber, Simone da Costa
dc.date.accessioned2015-03-26T12:10:44Z
dc.date.available2015-03-26T12:10:44Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/759
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present work was developed having the possibility of working with printed media during the students’ learning process in the Sciences classes. The chosen media was cartoons, which objective is to demonstrate how they collaborate in the internalization of the wave motion concepts in Physics. The research took place in a state public school, in Cachoeirinha, RS. Two eight-graders groups were chosen, one for the research and another one for the control. The evaluation of the learning was done through the use of conceptual maps. Along the obtained results it was verified that the use of cartoons in the research group facilitated the internalization of the concepts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectSompor
dc.subjectOndulatóriapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.titleTrabalhando histórias em quadrinhos como um recurso didático para as aulas de Ciênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida tendo como abordagem a possibilidade de trabalhar com mídia impressa no processo de aprendizagem dos alunos nas aulas de ciências. A mídia escolhida foi a História em Quadrinhos (HQs), cujo objetivo é demonstrar como colaboram na internalização dos conceitos da ondulatória de física. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Cachoeirinha, RS. Foram escolhidas duas turmas da 8ª série do ensino fundamental, uma de pesquisa e outra de controle. A avaliação da aprendizagem foi realizada por meio de mapas conceituais. Através dos resultados obtidos verificou-se que o uso das HQs na turma de pesquisa facilitou a internalização dos conceitos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples