Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por orientadores "Brignol, Liliane Dutra"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
O que as aias têm a contar?: uma análise da mediação de gênero a partir da recepção das telespectadoras de The Handmaid's Tale (2017-)
(2021)Este trabalho propõe investigar as percepções sobre questões de gênero tratadas na série The Handmaid’s Tale (2017–) através do estudo de recepção das participantes dos grupos The Handmaid's Tale Brasil (2018) e The ... -
O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima
(2018-12)Este trabalho visa analisar a lógica de produção machinima e suas possíveis motivações no contexto brasileiro, elencando algumas características que tentam situar o machinima na cultura participativa e na convergência ... -
Revista Aura: uma proposta transmidiática
(2018-12)O mercado editorial de revistas é rico em opções de produtos com diversas temáticas e diferentes formas de apresentação de conteúdo ou estética. Por ser uma mídia que existe desde o século XVII, ela passou por diversas ... -
Revista Plastic Dreams: a apropriação dos recursos digitais na revista para tablets
(2014-07-02)Este trabalho de conclusão de curso propõe compreender como a revista customizada da marca Melissa, a Plastic Dreams, se apropria dos recursos digitais de revistas para tablets, através dos conceitos estudados sobre ... -
Mídia sonora como território de luta MST: possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular
(2022)Essa pesquisa apresenta como principal objetivo identificar as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular na mídia sonora a partir da presença no Instagram e no Spotify do programa Vozes da Terra. O Vozes ... -
#VivaADiferença: a temporada da telenovela malhação na perspectiva de seus receptores no Twitter
(2018-12-21)Com essa pesquisa, objetiva-se analisar a recepção transmidiática da telenovela Malhação Viva a Diferença, 25ª temporada veiculada pela Rede Globo de Televisão. Os receptores considerados para coleta de dados foram os que ... -
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
(2015-12-18)O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. ... -
Revista Digital Interativa LAPPE
(2014-12-10)O presente projeto experimental trata da elaboração de uma revista digital interativa para tablets, visando estudar suas características e desenvolver uma edição piloto da publicação a ser integrada como projeto de ensino ... -
Revista Prisma: uma produção colaborativa como expressão da diversidade LGBT em Santa Maria/RS
(2016-12-16)O presente projeto experimental teve como meta a produção de uma revista colaborativa/coletiva destinada a população LGBT de Santa Maria. Para elaboração do projeto da revista nomeada “Prisma LGBT” foram estudadas ... -
Vermelhas: projeto experimental de um Comicbook temático sobre protagonismo feminino
(2017-12-14)Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um comicbook ilustrado em formato digital com enfoque no protagonismo feminino, com o objetivo de enaltecer o papel da mulher na nossa sociedade. Este protagonismo será ... -
Produção editorial em educação midiática: Pare e Pense - projeto de combate à desinformação para jovens santamarienses
(2023-02-07)O Projeto Pare e Pense consiste na criação de uma cartilha de combate à desinformação para estudantes do 2o ano do Ensino Médio de duas escolas públicas de Santa Maria - RS, como projeto experimental de conclusão do curso ... -
As representações e construção de esteriótipos de vidas negras na obra "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato
(2019)A presente monografia busca identificar nos livros que formam a obra infantil “O Sítio do Picapau amarelo”, criada por Monteiro Lobato, representações e construção de estereótipos de personagens negras nas histórias. Como ... -
O mundo estará assistindo: Paris Filmes e os fãs de Jogos Vorazes no Twitter
(2015-12-17)O sucesso de um filme adaptado de uma obra literária depende, em algum nível, da quantidade de fãs existentes da obra e de seu entusiasmo em relação à divulgação e ao resultado final do produto cinematográfico. Os desejos ... -
Ebooks – o livro na era digital e o consumidor santa-mariense
(2014-07-02)Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo geral analisar o consumo de livros digitais na cidade de Santa Maria – RS, de modo a identificar quem é o consumidor de livros digitais na cidade e ... -
Capricho Week: a recepção da revista em suas multiplataformas digitais
(2017-12-14)Este trabalho propõe investigar a recepção da revista Capricho em suas multiplataformas, de modo a identificar as diferentes práticas de leitura pelas leitoras, e compreender como se dá a identificação com a revista, em ...