Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 168
-
“Porque essa mulher mudou a minha vida”: consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebook
(2014)Este estudo tem como objetivo geral compreender as relações entre o consumo da música e da figura/postura de Lady Gaga, bem como de produtos relacionados a seu nome, e a constituição da identidade de gênero para os fãs do ... -
Editoras e livros artesanais: notas e reflexões sobre processos de criação e produção
(2014-07-02)Esta pesquisa tem por propósito analisar editoras artesanais brasileiras, que se apresentam no campo editorial como alternativa às grandes empresas do setor, tanto por questões artísticas, quanto de mercado, primando por ... -
Revista Plastic Dreams: a apropriação dos recursos digitais na revista para tablets
(2014-07-02)Este trabalho de conclusão de curso propõe compreender como a revista customizada da marca Melissa, a Plastic Dreams, se apropria dos recursos digitais de revistas para tablets, através dos conceitos estudados sobre ... -
Ebooks – o livro na era digital e o consumidor santa-mariense
(2014-07-02)Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo geral analisar o consumo de livros digitais na cidade de Santa Maria – RS, de modo a identificar quem é o consumidor de livros digitais na cidade e ... -
Histórias em quadrinhos educomunicativas e recursos educacionais abertos
(2014-07-03)Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica das conceituações da Educomunicação, dos Recursos Educacionais Abertos e da linguagem das histórias em quadrinhos relacionando-as com o movimento da educação aberta e ... -
(Des)Ordem na cadeia produtiva do livro: um estudo de caso sobre o livro Ryotiras Omnibus
(2014-11-21)Os avanços tecnológicos das últimas décadas possibilitaram profundas transformações sociais, econômicas e culturais. Devido a fatores como a popularização dos computadores pessoais e do acesso à internet, a autopublicação, ... -
Site Perpetuar: a cinemateca do curso de Produção Editorial
(2014-12)O presente trabalho apresenta a proposta de um repositório de vídeos que visa reunir o material audiovisual criado por alunos em disciplinas do curso de Produção Editorial- UFSM. Através de estudos sobre redes de construção ... -
O design editorial em um livro impresso: um estudo de sua influência no processo de leitura da obra “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”
(2014-12-09)Este trabalho, com o objetivo de chegar a uma conclusão coerente acerca da influência do design editorial na atividade de leitura de um livro impresso, abordou conceitos relacionados ao mercado em que está inserido o corpus, ... -
O ofício do editor no mercado editorial atual do Rio Grande do Sul
(2014-12-09)Este trabalho tem como objetivo geral saber de que forma o profissional de edição insere-se no mercado editorial do Rio Grande do Sul. Dois fatores levaram à escolha deste tema, a escassez de pesquisas direcionadas a esta ... -
Coco Chanel: da alta costura à literatura infantil. Um estudo sobre o livro “Diferente como Chanel”
(2014-12-09)A presente pesquisa analisa o livro “Diferente como Chanel” (2009) publicado pela CosacNaify, no intuito de compreender a relevância da publicação para o público infanto-juvenil no catálogo da Editora. Mostramos que a obra, ... -
A prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicação
(2014-12-09)Este trabalho apresenta um panorama da atuação de dois importantes agentes envolvidos na cadeia produtiva do livro, autor e editor, e a mescla ocorrida a partir do advento e crescimento da prática da autopublicação, tanto ... -
Colaboração, cultura livre e educação aberta na produção de vídeo e cinema
(2014-12-09)Este relatório de projeto experimental trata da criação e coordenação de um grupo que funcione como um laboratório de vídeo e gerencie seu excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) para a produção de vídeo e cinema, também gerando ... -
Marketing digital: um estudo sobre a geração de valor dos produtos literários na L&PM Editores
(2014-12-10)O presente trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de marketing adotadas pela editora L&PM na ambiência digital, diante da complexidade do mercado editorial, em que os livros disputam a atenção dos consumidores ... -
“Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo”: leituras sobre o consumo do livro por adolescentes
(2014-12-10)O presente trabalho busca compreender de que forma as mediações escola e família contribuem na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. A pesquisa alinha-se aos Estudos Culturais sobretudo, nas perspectivas ... -
Revista Digital Interativa LAPPE
(2014-12-10)O presente projeto experimental trata da elaboração de uma revista digital interativa para tablets, visando estudar suas características e desenvolver uma edição piloto da publicação a ser integrada como projeto de ensino ... -
O livro enquanto propagador de mito: uma análise da percepção do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e o mito do imortal tricolor através de suas obras
(2014-12-10)Com base nas noções teóricas oferecidas por autores como Michel Maffesoli, Edgar Morin e Juremir Machado da Silva, esta monografia analisa a história do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense objetivando identificar de que maneira ... -
“Eu Não Quero Voltar Sozinho”: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar
(2014-12-11)Este trabalho discute a representação da homossexualidade no ambiente escolar, refletindo sobre como ela ocorre no curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro. O estudo busca investigar como os ... -
Criação de produtos midiáticos editoriais para a Editora Experimental do curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM
(2015)Este projeto apresenta um estudo voltado à Editora Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; e, objetiva contribuir com dois produtos midiáticos ... -
Literatura whovian: o consumo de experiência de livros por fãs da série Doctor Who
(2015-07-01)Temos como fã quem consome o máximo que consegue de sua franquia predileta. Através desse Estudo de Caso, entendemos como o consumo de uma mídia específica dentro da franquia, os livros, de Doctor Who aprimora a experiência ... -
A recepção de produtos editoriais sobre a tragédia de Santa Maria
(2015-12-14)Esta pesquisa está inserida nas discussões dos estudos de recepção e analisa as percepções de familiares de vítimas da tragédia na Boate Kiss acerca de produtos editoriais com conteúdo referente à temática. A questão ...