Caracterização das condições acústicas de salas de aula destinadas ao ensino da música na educação básica
Resumo
A inadequação acústica em um ambiente destinado ao ensino e estudo da música pode desencadear problemas no processo de aprendizagem, pois os conteúdos musicais ou a própria fala, podem ser modificados, criando possibilidades de adaptações errôneas às condições existentes. Por isso a preocupação com a implementação da Lei nº. 11.769/ 2008, que altera a Lei nº. 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que insere o ensino de música na educação básica de forma obrigatória, mas não exclusiva nos currículos escolares. Este estudo pretende contribuir para que a inserção da música nas escolas seja feita de forma correta, propiciando ao público escolar a oportunidade de vivenciar esse aprendizado. Para isto, objetiva propor recomendações para a adaptação das salas já existentes e utilizadas para eventos, palestras e atividades musicais nas escolas da rede estadual. Foram utilizadas como amostra, as cinco diferentes tipologias de salas já existentes na rede estadual de educação básica de Santa Maria RS que se caracterizam por formas arquitetônicas e construtivas definidas nas décadas de 70, 80 e 90. Foram coletadas informações sobre dimensões, geometria e materiais, objetivando avaliar as condições acústicas das salas. Avaliaram-se as características acústicas das salas, com e sem mobília, utilizando-se medidas da resposta impulso para determinação de parâmetros acústicos (ISO 3382/2009), para verificar a qualidade acústica (clareza dos sons musicais) e a inteligibilidade da fala. Esses parâmetros acústicos são o Tempo de Reverberação, Tempo de Decaimento Inicial, Clareza, Definição e Índice de Transmissão da Fala. Os resultados da avaliação mostraram tempos de reverberação e parâmetros acústicos das salas inadequados para a música. Houve a determinação, através de ensaios em câmara reverberante (ISO 354/ 2003), da absorção sonora de classes, cadeiras, mochilas e outros objetos comuns em salas de aula. Também mostraram que o mobiliário tem grande influência no comportamento da absorção da sala, alterando os resultados experimentais quando realizados com a sala mobiliada. Porém não significa ser uma solução para as condições acústicas das salas estudadas, mas sim uma orientação para possíveis modificações das salas, seus materiais e mobília. Sendo assim, foram propostas recomendações para a adaptação das salas já utilizadas para eventos, palestras e atividades musicais nas escolas da rede estadual, cumprindo com o objetivo proposto.