Navegação Gestão Educacional - EaD por título
Itens para a visualização no momento 910-929 of 950
-
Relações de poder no processo de avaliação da escola contemporânea
(2009-08-08)Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação dos diversos educadores para identificar as relações de poder na avaliação que mudam no espaço escolar, principalmente o poder implícito e afetividade escolar, bem como ... -
As relações entre as práticas avaliativas e a produção do fracasso escolar
(2004)Este estudo teve o objetivo de investigar como as práticas avaliativas utilizadas nas escolas podem estar associadas ao fracasso escolar, principalmente com relação aos alunos que apresentam baixo rendimento. Esta pesquisa, ... -
As relações humanas na gestão de escolas municipais de Nonoai/RS
(2011-09-17)O presente estudo é uma proposta de análise das relações humanas e suas implicações na gestão, de escolas municipais de Nonoai (RS), com o seu foco nos diálogos das escolas e as relações no cotidiano escolar. Participaram ... -
As relações interpessoais e a consolidação da gestão escolar democrática
(2018-06-30)Este trabalho tem como objetivo geral compreender a influência das relações interpessoais para a consolidação de uma gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2001), ... -
As relações interpessoais no contexto escolar e a atuação da gestão: um estudo de caso
(2014-11-29)A presente pesquisa discute sobre a gestão escolar, a qual se caracteriza pelo caráter democrático, possibilitando a participação de toda a comunidade escolar – professores, alunos, pais, funcionários, equipe diretiva e ... -
Repercussões/implicações da formação continuada de professores para o trabalho docente no ensino médio e a relação com a gestão escolar
(2014-11-29)A gestão escolar passa a ter um novo enfoque a partir da década de 1980, quando as ações pedagógicas voltam sua preocupação à formação de sujeitos autônomos. Sabemos que, entre a intencionalidade e a prática de fato, existe ... -
Representações sociais dos gestores escolares sobre a gestão democrática de uma escola pública de Fortaleza - CE
(2010-12-18)Este trabalho é resultado da pesquisa realizada sobre Gestão Escolar e os gestores líderes de uma escola pública de Fortaleza, tendo por objetivo conhecer as representações sociais dos que exercem funções de Gestores ... -
Reprovação no sexto ano. O caso da EMEF Arnaldo Grin
(2018-12-01)O presente trabalho apresenta como temática de estudo reprovação escolar com foco no sexto ano da EMEF Arnaldo Grin. Como objetivo geral, pretende identificar as causas da reprovação na EMEF Arnaldo Grin no sexto ano e ... -
Ressignificação da prática docente em sala de aula diante dos dilemas impostos por políticas educacionais neoliberais
(2011-09-17)O presente trabalho apresenta uma investigação referente RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA DIANTE DOS DILEMAS IMPOSTOS POR POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS junto aos alunos de uma Escola Estadual da ... -
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
(2011-09-17)Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e ... -
Sem obstáculos para o saber: um desafio para as políticas públicas e a gestão escolar
(2011-09-17)A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino regular trouxe para as escolas um desafio muito grande, na busca de recursos físicos e pedagógicos para que se tornasse possível uma educação para todos, ... -
Sensibilizando gestores escolares sobre a importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
(2010-12-18)O presente trabalho é dirigido aos gestores escolares, pais, professores e, todas as pessoas responsáveis pelas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem como propósito conhecer as características do desenvolvimento da ... -
Ser gestor: desafios e perspectivas no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
(2018-12-01)Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada acerca da ideia do “ser gestor” no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A questão principal desse estudo é compreender e refletir ... -
O "ser" jovem e a relação com a gestão escolar em uma escola estadual do município de Lagoa Bonita do Sul - RS: funções e desafios da gestão escolar
(2015-11-28)O presente trabalho pretende refletir e compreender a relação que há entre o jovem/aluno e a gestão democrática de uma escola estadual do município de Lagoa Bonita do Sul/RS. O jovem/aluno é sujeito atuante e adepto as ... -
Sistema de avaliação da educação básica: limites e possibilidades na gestão democrática
(2010-12-22)Considerando a crescente valorização das avaliações da educação básica, cabe refletir de que forma a gestão democrática na educação pode ser efetivamente democrática, quando usa como instrumento uma avaliação classificatória. ... -
Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
(2015-11-27)A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul (SEAP) e sua possível relação com o Projeto Político-Pedagógico ... -
Síndrome de Down, o desafio da inclusão para a gestão educacional no ensino regular
(2010-12-10)A problemática entorno da qual esse estudo foi desenvolvido investigou quais as possibilidades e obstáculos que as pessoas com Síndrome de Down têm vivenciado no processo de inclusão no ensino regular e qual é o papel ... -
A supervisão escolar nos processos de alfabetização e letramento
(2012-11-30)O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a atuação do supervisor escolar nas práticas de alfabetização e letramento na escola e a importância da ação deste profissional junto aos professores ... -
Supervisão escolar: atuação com responsabilidade
(2009-08-08)Os desafios de decodificar as necessidades tanto da gestão escolar quanto das ações dos docentes são bastante grandes. Nesta perspectiva, é preciso priorizar o processo de aprendizagem e ter o supervisor como parceiro ... -
Supervisor escolar o articulador do processo pedagógico
(2015-11-28)A presente monografia teve como tema o supervisor escolar como articulador do processo pedagógico. Dentro dessa temática, buscou-se: Qual a função do supervisor escolar junto a equipe diretiva e aos docentes para melhorar ...