"Educação pela cidadania": uma proposta extracurricular e a gestão democrática
Resumo
Esta pesquisa objetivou relacionar as ações da equipe coordenadora e educadores junto ao Projeto: "Educando pela Cidadania" em uma escola da zona periférica de
Santa Maria/RS. A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram o diretor, a coordenadora pedagógica, a coordenadora educacional, duas professores de projeto da escola, três pais e cinco alunos, com idade entre 9 e 13 anos, totalizando 13 pessoas. Eles assinaram o termo de consentimento para responder um questionário. Também, uso-se a observação participante nas atividades do projeto. A análise das informações foi através dos conteúdos estudados em relação aos dados coletados. O projeto fundamenta-se em ações integradas, que define o rumo das atividades extracurriculares nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Visa a transformação social das crianças e familiares vinculados aos projetos da escola, além de oportunizar de forma democrática e participativa a integração de toda a comunidade escolar neste processo. Nessa perspectiva de educação percebe mudanças de forma significativa no dia a dia de cada criança, apresentando transformações no processo educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [980]