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Redes empresasiais: um estudo de competitividade de uma rede varejista de alimentos do Rio Grande do Sul

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RICARDOMACHADO.pdf (364.1Kb)
Data
2004-04-15
Autor
Machado, Ricardo André
Primeiro orientador
Wittmann, Milton Luiz
Primeiro membro da banca
Marion Filho, Pascoal José
Segundo membro da banca
Siedenberg, Dieter Rugard
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Para fazer frente a um cenário de muita turbulência e de rápidas mudanças sócio-econômicas, onde é cada vez maior a exigência da capacidade de aprender a mudar paradigmas, as empresas têm buscado nova postura de competitividade, para assumir um comportamento versátil e com grande poder de adaptação aos novos tempos. Acompanhar e adaptar a empresa em um ambiente de profundas mudanças, em um mercado competitivo, é um desafio para qualquer modelo de gestão. Diante dessa afirmativa é que este estudo teve como objetivo verificar se a participação de empresas do setor varejista de alimentos, em estruturas organizacionais em forma de redes, aumentam a competitividade. Neste sentido se buscou analisar uma rede do varejo de alimentos denominada Mercados Redefort , com associados distribuídos no Estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método de pesquisa descritiva e a técnica de levantamento. A fórmula utilizada para o cálculo de amostras para populações finitas teve como sujeitos 81 empresários de um total de 94 associados na Redefort, sendo o instrumento de pesquisa um questionário cujos resultados levaram a seguinte conclusão: as empresas pesquisadas inseridas nesta rede empresarial conseguem se tornar mais competitivas no seu segmento de atuação, com ações planejadas pela rede. Constatou-se ainda a necessidade de um melhor aproveitamento por parte do associado nas atividade ligadas ao marketing e a exigência de se profissionalizar o setor de negociação junto aos seus fornecedores. É imprescindível também fazer circular de uma forma mais efetiva as suas informações internamente à rede.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8025
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção [631]

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