O impacto da utilização de técnicas de endomarketing na efetividade das políticas de segurança da informação
Resumo
Proteger os recursos de informação tem sido um grande desafio às organizações. O estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação (PSI) pode resolver parte dos
problemas relacionados à segurança, mas não pode resolvê-los integralmente, pois os recursos humanos, presentes no ambiente interno das organizações, podem comprometer seriamente a efetividade de uma PSI. O endomarketig (marketing interno) é um instrumento que pode contribuir para se obter ou até mesmo resgatar o comprometimento dos usuários para com a PSI. A presente dissertação investiga o impacto da utilização de técnicas de endomarketing na
efetividade da PSI, utilizando-se para tanto da pesquisa experimental. Realizado junto às Unidades de Cardiologia Intensiva (UCI) e Terapia Intensiva-Adulto (UTI) do Hospital
Universitário de Santa Maria HUSM, o experimento foi constituído de um grupo de experimentação (UCI), sob o qual foram aplicadas diferentes técnicas de endomarketing e um
grupo de controle (UTI), o qual recebeu apenas um nivelamento inicial. Para constatar a efetividade da PSI foram realizadas auditorias internas, nas quais os procedimentos definidos na PSI foram testados e classificados como: Procedimentos Não-Executados (PNEs); Procedimentos Parcialmente Executados (PPEs) e Procedimentos Totalmente Executados (PTEs). Os resultados do experimento demonstram que tanto o grupo de controle (UTI)
quanto o grupo de experimentação (UCI) aderiram à PSI após a aplicação inicial de técnicas de endomarketing (nivelamento). Entretanto, após descontinuar a aplicação dessas técnicas no grupo de controle, observou-se uma diminuição gradativa dos percentuais de PTE pelos
componentes deste grupo, que caiu de 14,6% para 4,1%, o que demonstra uma queda de 71,92% na adesão à PSI neste grupo, se considerado os PTE. Já a aplicação continuada de
técnicas de endomarketing no grupo de experimentação fez com que os procedimentos descritos na PSI estivessem sempre presentes na mente dos usuários, o que gerou um aumento gradativo nos percentuais de PTEs. O percentual subiu de 8,3% para 41,7%, o que reflete uma melhora de 402,4% na adesão à PSI neste grupo, se considerado os PTEs. Se considerado os procedimentos PNEs, a aplicação contínuada de técnicas de endomarketing no grupo de
experimentação possibilitou uma redução de 88%, contra um aumento de 12,6% no grupo de controle, e uma alta concentração de percentuais nos procedimentos parcialmente ou totalmente executados, que somados chegam a 93,7% na avaliação final. Conclui-se então que a aplicação contínua de técnicas de endomarketing melhora a efetividade da PSI.