dc.contributor.advisor | Marques, Iuri Lammel | |
dc.creator | Martins, Maria Helene Dombroski | |
dc.date.accessioned | 2015-05-19T15:15:18Z | |
dc.date.available | 2015-05-19T15:15:18Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/818 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article describes an educational experience in the classroom, where different
musical types were used for a musical experience of a particular group of students,
using different medium as support. The main goal is to stimulate the interaction of
children through music, giving them opportunities to express their feelings and
thoughts, thus expanding the teaching-learning process and encouraging the
implementation capacity of students involving body movements, making readings and
textual productions. The methodology used for this article is based on a case study of
qualitative approach, through work with a group of students from the 2nd year of a
municipal school, with activities involving music as support for learning, using to that
of newspaper media, computer, internet and radio. The conclusion reached by this
article is that music serves as an instrument to combat learning difficulties, since it
motivates students, giving greater openness to dialogue and contributing to the
construction of knowledge in a more pleasant and healthy way developing cognitive
learning, logical reasoning, memory and abstract reasoning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.title | A utilização da música como um suporte para novas aprendizagens | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo relata uma experiência pedagógica em sala de aula, onde foram
utilizados diferentes tipos musicais para oportunizar uma vivência musical a
determinado grupo de alunos, utilizando como suporte as diferentes mídias existentes na escola. Seu objetivo é estimular, a partir da música, a interação das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim o processo ensino-aprendizagem, incentivar a capacidade de execução dos alunos envolvendo os movimentos do corpo, fazer leituras e produções textuais. A metodologia utilizada para a realização deste artigo baseia-se em um estudo de caso de enfoque qualitativo, através de trabalhos realizados com um grupo de alunos do 2º ano, de uma escola municipal, com atividades envolvendo a música como suporte de aprendizagem, utilizando-se para isso das mídias jornal, computador, internet e rádio. A conclusão alcançada pelo presente artigo é que a música serve como um instrumento de combate às dificuldades de aprendizagem, pois serve para que os alunos sejam motivados, dando maior abertura para o diálogo e contribuindo para a construção do conhecimento de uma forma mais prazerosa e saudável, desenvolvendo a aprendizagem cognitiva, o raciocínio lógico, a memória e o raciocínio abstrato. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |