A utilização da música como um suporte para novas aprendizagens
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-12Autor
Martins, Maria Helene Dombroski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo relata uma experiência pedagógica em sala de aula, onde foram
utilizados diferentes tipos musicais para oportunizar uma vivência musical a
determinado grupo de alunos, utilizando como suporte as diferentes mídias existentes na escola. Seu objetivo é estimular, a partir da música, a interação das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim o processo ensino-aprendizagem, incentivar a capacidade de execução dos alunos envolvendo os movimentos do corpo, fazer leituras e produções textuais. A metodologia utilizada para a realização deste artigo baseia-se em um estudo de caso de enfoque qualitativo, através de trabalhos realizados com um grupo de alunos do 2º ano, de uma escola municipal, com atividades envolvendo a música como suporte de aprendizagem, utilizando-se para isso das mídias jornal, computador, internet e rádio. A conclusão alcançada pelo presente artigo é que a música serve como um instrumento de combate às dificuldades de aprendizagem, pois serve para que os alunos sejam motivados, dando maior abertura para o diálogo e contribuindo para a construção do conhecimento de uma forma mais prazerosa e saudável, desenvolvendo a aprendizagem cognitiva, o raciocínio lógico, a memória e o raciocínio abstrato.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]