A importância da controladoria no processo decisório da pequena empresa
Resumo
A Controladoria é uma ferramenta gerencial que contribui e auxilia o empreendedor na obtenção do sucesso
organizacional, fornecendo subsídio para o planejamento e controle das operações empresariais. Nesse contexto,
o presente trabalho objetivou verificar a presença da Controladoria no meio acadêmico e profissional, realizando
um levantamento dos artigos publicados em periódicos nacionais nos últimos 6 anos sobre o tema Controladoria.
Verificou-se, também, junto a dois grupos de pequenas empresas, como elas utilizam as informações geradas a
partir da Controladoria no processo decisório. Para o desenvolvimento da pesquisa realizou-se uma análise
sistemática do tema Controladoria por meio do portal de periódicos CAPES e uma pesquisa de levantamento,
com dois grupos de empresas atendidas pelo SEBRAE/PR, por meio da aplicação de um questionário com
perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que a grande maioria dos artigos publicados no Brasil
sobre Controladoria são artigos de revisão sistemática ou bibliométricos e que a maioria das empresas estudadas
não possui um departamento de Controladoria instalado e não utilizam as informações disponíveis como
subsídio no processo decisório. Como forma de auxiliar as empresas estudadas no entendimento e na
implantação de um sistema de Controladoria foi desenvolvido um modelo conceitual simplificado e estabelecido
um roteiro para sua implantação. Para reduzir os custos com manutenção do departamento de Controladoria o
modelo trabalha basicamente a integração das informações existentes na organização para formulação das
decisões gerenciais, processo este, que deve ser orientado por um profissional externo à organização, o personal
controller, que deve visitar a empresa periodicamente para emitir relatórios, analisar sua situação econômicofinanceira
e orientar o processo decisório.