Diagnóstico da gestão da inovação no varejo nacional
Resumo
A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, inserida na estratégia e ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuam para a gestão da inovação, definindo um cenário da rede varejista, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação, identificando a relevância das dimensões relacionadas à inovação, ações estratégicas, desafios e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica-descritiva e, quanto à natureza, qualitativa e quantitativa analisada estatisticamente, sendo um diagnóstico que define comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação no varejo nacional. A pesquisa será realizada em uma das maiores redes de eletroeletrônicos do Brasil, nos dezesseis estados referentes às quatro regiões de atuação. O diagnóstico foi construído a partir da ferramenta de diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da UFSM adaptada para o setor varejista com base em autores nacionais e internacionais, a fim de verificar a gestão da inovação no varejo brasileiro. O diagnóstico adotado apresentou oito dimensões: estratégia, cultura, relacionamento, financeiro, estrutura, processo, pessoa e liderança. Após a aplicação do diagnóstico, pode-se verificar a gestão da inovação e o potencial inovador da rede varejista; identificar os principais desafios e benefícios colaborando para a percepção dos fatores que realmente influenciam na gestão da inovação no varejo nacional.