Modelo de gerenciamento para as micro e pequenas empresas da região central do Rio Grande do Sul
Resumo
O sucesso das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) está intimamente ligado ao sucesso da economia nacional que é uma das variáveis determinantes da manutenção e do crescimento de um país. Nesse contexto, percebeu-se, em trabalhos desenvolvidos na região central do Rio Grande do Sul, que muitas dessas empresas possuem características próprias da região, onde os conceitos de marketing são confundidos, e até mesmo usados de maneira inadequada, pois falta, a muitos empresários, o conhecimento técnico. Procurando suprir essa carência, este trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil e identificar os pontos críticos do gerenciamento, ou ações de marketing utilizado pelas MPEs da região central do Rio Grande do Sul. Com base nisso, propor um modelo de gerenciamento de marketing específico a esse porte de empresa, facilitando na tomada de decisão, no planejamento, ao atendimento das necessidades dos clientes e a melhoria da qualidade. Este trabalho é de natureza quali-quantitativo onde utilizou-se, como método a pesquisa de campo e como técnicas, observações em algumas das empresas delimitadas pela amostra, entrevistas por meio da aplicação do check-list e utilização da fórmula estatística que delimitou o tamanho da amostra em 164 empresas de um total de 285 que foram diagnosticadas no período de 2003 a 2005. Com a análise dos dados foi possível concluir que a maioria das MPEs não possuem um gerenciamento de marketing eficaz, mas sim apenas algumas ações isoladas, elaborando suas estratégias com base intuitiva e não técnica. Porém, algumas ações desenvolvidas, por essas, têm resultado positivo, tais como: utilizar estratégias de preço baixo, investir em promoções e propagandas. Evidenciou-se, também, que a maioria dessas não segmentou, ainda, o seu mercado. Entretanto uma grande parcela expõe seus produtos na empresa de forma planejada e layout definido. Por fim constatou-se que as MPE s exigem adaptações bem particulares ao seu porte e a seu tipo de negócio, destacando-se a simplicidade das ações na área de marketing e o investimento reduzido. Com isso, de uma maneira geral, o modelo proposto foi completamente voltado para auxiliar no gerenciamento de marketing e, portanto também no gerenciamento geral da empresa. Esse visa dar suporte para que essas empresas descubram a realidade de mercado em que estão atuando, planejar-se para ele e, acima de tudo para que consigam aumentar a qualidade dos produtos e serviços.