Lugar, saber social e educação no campo: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, distrito de São Valentim, Santa Maria, RS.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a educação do campo, no contexto do lugar, dando ênfase aos saberes sociais presentes na comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de
Oliveira, no Distrito de São Valentim, no município de Santa Maria, RS. A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde houve o emprego do método dialético para investigar a importância da escola do campo no contexto do lugar; reconhecer os saberes sociais da comunidade escolar pesquisada, destacando sua importância na constituição da cultura do lugar; apreender os saberes sociais que
fundamentam a prática pedagógica do educador da escola do campo, fazendo uma relação com a formação inicial e permanente do professor. É por meio da compreensão e do conhecimento do lugar, que os educadores das escolas rurais
poderão compor suas práticas educativas, de forma a respeitar e apreender sobre os saberes sociais das comunidades envolvidas. Ao vivenciarmos a escola em
estudo, no seu cotidiano pedagógico, pôde-se verificar que, como demonstra seu Projeto Político Pedagógico (PPP), ainda hoje esta segue os princípios pedagógicos do Projeto de Escola-Núcleo. Verificou-se que, teoricamente, há a
preocupação com os saberes do campo, de caracterizar a escola como do campo e não apenas no campo , assim também demonstradas em seu PPP, no entanto, há o desafio de transformar esses saberes em integrantes do currículo da escola. A prática pedagógica vivenciada no seio da escola valoriza os saberes sociais através de eventos (cavalgada, festas, desfiles, entre outros), o resgate histórico, como o
realizado sobre os Carreteiros, (2002 e 2004). Entretanto, as escolas do campo do município de Santa Maria estão geograficamente no campo, mas em sua prática cotidiana, como conteúdos, calendário, enfim o currículo escolar é o mesmo de uma escola urbana. Neste contexto, constatou-se que há a necessidade de um aprofundamento e estudo para a implantação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Este pressuposto não foi confirmado na escola em estudo, pois mesmo com os esforços demonstrados pelos professores e equipe diretiva, não se percebe uma verdadeira identidade com o campo. Portanto, no momento em que a escola passar a seguir as Diretrizes por
uma educação do campo, esta passará a cumprir o seu papel social, que é o de promover a melhoria das condições de vida no campo, respeitando a especificidade do lugar, sua cultura e saberes, formando sujeitos conscientes de sua responsabilidade no desenvolvimento de sua comunidade rural.