Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorMartinez, Maria Antonieta Venturini
dc.date.accessioned2015-08-24T13:26:10Z
dc.date.available2015-08-24T13:26:10Z
dc.date.issued2007-10
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/957
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present work had as objective to identify and to understand the conceptions of the teachers and students from regular education, as well as, of parents of people with special educational needs , of the City Pinhal Grande, Rio Grande do Sul state, on the pertaining to school inclusion of these people. Participated of this study teachers and students of the Municipal School of Basic Education Jose Rubin Filho and the State School of Basic Education Rui Barbosa and parents of people with special educacional needs. It was delimited metodológica option to a qualitative boarding and as strategy of collection of data was used the half-structuralized interview. The gotten data had pointed that the forms to think of the teachers on subjects related to the pertaining to school inclusion still are in construction. In what if they relate to the parents, the results had indicated that they perceive the deficiency of the son as something that causes great suffering and that it brings social comprometimentos, mainly related to the study and the work. As much the majority of the parents how much of the interviewed professors it believes not to be possible the pertaining to school inclusion of these children, in the current circumstances, for considering the school of regular education unprepared to receive them e, in the case of people with cognitivo déficit marked by realize its development as na impossible the calss room of regular schools. How much to the interviewed pupils, the majority presented a positive opinion about inclusion, but also it placed in prominence the unpreparedness of the pertaining to school community to receive these students..eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectPaispor
dc.subjectAlunospor
dc.titleAs concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grandepor
dc.title.alternativeThe conceptions on pertaining to school inclusion of people with educational necessities special in the city of Pinhal Grandeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, Estado Rio Grande do Sul, sobre a inclusão escolar dessas pessoas. Participaram deste estudo professores e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental José Rubin Filho e da Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa e pais de pessoas com necessidades educacionais especiais. Delimitou-se a opção metodológica a uma abordagem qualitativa e como estratégia de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos apontaram que as formas de pensar dos professores sobre temas relacionados à inclusão escolar ainda estão em construção. No que se referem aos pais, os resultados indicaram que eles percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao estudo e ao trabalho. Tanto a maioria dos pais, quanto a maioria dos professores entrevistados acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas pessoas, nas atuais circunstâncias, por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las e , no caso de pessoas com déficit cognitivo acentuado, por perceberem o seu desenvolvimento como impossível numa sala de aula de ensino regular. Quanto aos alunos entrevistados, a maioria apresentou uma opinião positiva sobre inclusão, mas também colocou em destaque o despreparo da comunidade escolar para receber estes alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples