Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 226-245 of 571
-
Interação mediada por computador nos blogs
(2011-10-15)Este artigo tem como objetivo analisar a Interação Mediada por computador e apresentar as potencialidades que a ferramenta Blog – ferramenta à aprendizagem colaborativa – oportuniza a educação. Além disso, serão apontadas ... -
Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância
(2009-11-19)Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas atividades de estudo a distância (AED), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram ... -
A interação via Skype no ensino de línguas em EaD
(2012-11-30)O presente trabalho reporta uma experiência de tutoria a distância utilizando o SKYPE como ferramenta didática para desenvolver a oralidade em Língua Espanhola no curso de Licenciatura em Letras-Espanhol ofertado pela ... -
Internet e educação: o que pensam os educadores
(2011-05-30)Este artigo faz um estudo sobre a percepção de educadores, atuantes no Ensino Fundamental, acerca da Internet na educação. Objetiva-se desta forma, investigar o papel e a relevância da Internet na educação e vida ... -
Internet em questão: ensino superior a distância e as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem
(2014-07-11)O objetivo do presente artigo é analisar o processo de interação dos estudantes egressos do curso superior em Desenvolvimento Rural (Plageder) por intermédio das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ... -
Internet no contexto escolar: buscando alternativas para melhor explorar os recursos da Web
(2011-10-14)O estudo “Internet no contexto escolar: buscando alternativas para melhor explorar os recursos da Web” teve como objetivo buscar alternativas para melhor explorar os recursos da Internet na Escola Estadual de Ensino Médio ... -
Investigação - ação participativa: construindo aprendizagens para o uso do software HagáQuê na prática pedagógica de professoras através da formação continuada
(2011-10-08)Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação, que através de formação continuada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Santa Maria – RS, objetiva ... -
Investigação sobre a utilização de tecnologias de informação por professores de Matemática da rede municipal de Santa Rosa
(2017-06-24)Este artigo visa apresentar o resultado de estudos sobre a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, pelos educadores, nas escolas da Rede Municipal de Santa Rosa – RS, apontando as contribuições destes recursos ... -
Investigando barreiras digitais no contexto escolar
(2018-11-30)Na presente pesquisa, entende-se barreiras digitais como obstáculos relacionados ao emprego das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem que impedem ou dificultam o acesso ao conhecimento. Dessa forma, o ... -
Investigar o uso das TIC em uma escola de São Francisco de Assis sob o olhar do aluno
(2017-06-24)As tecnologias estão cada dia mais dominantes no nosso dia-a-dia e suas atuações perpetuam em nossas vidas, o que se torna fundamental capacitar os professores para o uso dessas tecnologias. Considerando o crescimento e ... -
Jogo das formas: uma proposta de objeto de aprendizagem para crianças da pré-escola
(2017-06-24)Este trabalho visa inferir se a utilização de tecnologia da informação como forma de complementação de ensino-aprendizagem pode influenciar e ajudar na identificação de formas geométricas básicas e ligeira indicação das ... -
Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow
(2014-07-12)A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação ... -
O jogo na aprendizagem da língua materna, 5º ano do ensino fundamental
(2017-06-24)A aprendizagem da língua materna, ou seja, o Português se apresenta como matéria fundamental de alfabetização dentro da escola e deve ser aprendida por todas as crianças, não quer dizer que seja uma tarefa fácil, pois é ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Jogos educacionais e sua contribuição para aprendizagem em alunos dos anos iniciais por meio das tecnologias da informação e comunicação
(2011-10-14)O presente artigo apresenta um estudo realizado na área educacional com alunos do 2º ano de uma Escola de Educação Básica do Município de Agudo/RS. Este trabalho analisou a contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no ... -
Jogos educacionais no processo de alfabetização
(2017-06-23)O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental
(2010-11-06)Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve ... -
Jornal digital espanhol: um recurso para aproximar o aluno e melhorar a leitura e escrita
(2014-07-11)Este artigo se propõe a analisar e refletir como o uso do Jornal Digital Espanhol pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a leitura, a compreensão e a escrita na Língua Espanhola, bem como, aproximar os ...