Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 160-179 of 571
-
A gamificação como recurso didático
(2017-08-18)Com a evolução dos recursos tecnológicos, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, que forneçam ao professor recursos indispensáveis à prática docente e à construção do conhecimento ... -
A gamificação na sala de aula - uma aliada na motivação para a revisão textual
(2018-11-30)O presente artigo visa trazer a proposta da gamificação como uma aliada na revisão textual para alunos em processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Tradicionalmente, os professores costumam revisar textos, ... -
O GeoGebra e a música como recursos auxiliares no ensino das funções trigonométricas
(2010-11-29)O presente trabalho tem como proposta apresentar as razões que justificam desenvolver atividades com o uso da música e de recursos provindos do computador, como o software GeoGebra, para auxiliar no ensino e na aprendizagem ... -
GeoGebra: uma alternativa para o ensino e aprendizagem da trigonometria no ensino médio
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo discutir o uso do software Geogebra no processo de ensino-aprendizagem da trigonometria no ensino médio, bem como apontar as características e possibilidades de uso deste software em sala de ... -
Geometria espacial: transição do plano para o espaço com o uso da Pletora de Poliedros
(2010-12-02)Este trabalho teve o propósito de verificar e analisar as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santana do Livramento, no ano de 2010, em identificar figuras espaciais e interpretar ... -
Gestão da formação continuada de professores: o uso das tecnologias da informação e da comunicação em uma escola da rede estadual de Cachoeira do Sul
(2011-10-15)Com as tecnologias inseridas no cotidiano das crianças e adolescentes, a escola inegavelmente precisa adequar suas práticas ao uso e apropriação desses recursos. A pesquisa em questão abordará como os educadores estão ... -
Gestão da produção de materiais didáticos para EaD na prática: conceituações e possibilidades
(2011-10-14)No presente artigo são abordadas algumas conceituações acerca de ensino a distância, materiais didáticos, bem como possibilidades que uma equipe multidisciplinar dispõe para estabelecer, acompanhar e conduzir racionalmente ... -
Gestão dos recursos tecnológicos na escola
(2011-10-15)Laboratórios de informática fechados é o tema desta pesquisa que teve como objetivo identificar os motivos da não utilização e definir ações, com toda a comunidade escolar, para tornar o laboratório de informática em ... -
Gestão e tecnologias: o papel do gestor na incorporação das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do interior de Cachoeira do Sul
(2012-12-01)O presente estudo aqui apresentado configura-se em um artigo de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de ... -
Gestão por competências na educação a distância: possibilidades de criação de diferencial formativo para os tutores
(2012-11-30)A educação a distância é, na atualidade, elemento fundamental para acesso de um número cada vez maior de alunos aos diferentes níveis de ensino. As tecnologias proporcionam formas de interação diversas e que, sem dúvida, ... -
Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs
(2017-06-23)O presente trabalho apresenta resultados da aplicação de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa realizado com uma turma de 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada em ... -
O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa
(2010-11-05)Este trabalho teve o objetivo de produzir uma história em quadrinhos, utilizando reportagens de jornais. As atividades foram realizadas com os alunos da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lovato, de ... -
Goign abroad: descrição de um jogo educacional para o ensino da língua inglesa utilizando a metodologia Scrum
(2018-12-14)Este artigo descreve o desenvolvimento do jogo educacional Going Abroad, proposto por meio da plataforma Unity, utilizando a metodologia scrum para o gerenciamento do projeto. Para auxiliar no design do jogo, aspectos ... -
Google classroom como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua portuguesa
(2018-12-01)O presente artigo busca analisar o uso de recursos tecnológicos digitais em sala de aula e tem como foco alunos dos anos finais do ensino fundamental. À medida que as inovações tecnológicas abrangem mais o cotidiano das ... -
Google sala de aula e gamificação: potencializando o letramento literário regional no ensino fundamental II
(2018-11-30)Vive-se um período de grandes transformações no que se refere à tecnologia em todos os setores da sociedade, incluindo a área da educação. Nesse contexto, muitos esforços vêm sendo feitos por instituições de ensino e ... -
Google sala de aula: uma ferramenta para a produção de autobiografias em uma comunidade quilombola do município de Restinga Seca/RS
(2018-11-30)Technologies have emerged in the world with a forceful advance, bringing to society numerous benefits, understood as a true instrument of evolution. In relation to education, they have generated changes in the school ... -
Habilidades e competências dos professores no uso das TICs na prática pedagógica
(2011-09-09)As tecnologias estão cada vez mais modernas e presentes na sociedade, ocasionando mudanças sociais, econômicas e culturais. Diante dessas inovações, escolas e professores precisam estar preparados para utilizar as ... -
Idiomas sem fronteiras/espanhol: criação de um curso no elo para complementar as aulas presenciais
(2018-12-07)O presente trabalho tem como objetivo principal o de desenvolver um curso online no Sistema de Autoria Ensino de Línguas Online (ELO), com base em um curso presencial do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), de modo que ... -
Impacto das TIC na formação e atuação docente: uso da ferramenta fórum como meio possível de autoformação
(2014-07-12)Este artigo apresenta estudo sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação por professores em formação continuada oferecida no Sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Trata-se de estudo ... -
A importância da acessibilidade digital nos objetos de aprendizagem
(2010-11-27)O presente artigo reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, bem como a importância da acessibilidade digital em objetos de aprendizagem e o papel do professor como mediador do processo ...