Mostrar registro simples

dc.creatorTamanini-Adames, Fátima Andréia de Jesus
dc.date.accessioned2010-07-16
dc.date.available2010-07-16
dc.date.issued2010-05-28
dc.identifier.citationTAMANINI-ADAMES, Fátima Andréia de Jesus. POLYPHONIC ANALYSIS OF STEREOTYPES IN MASS MEDIA: NEW IDENTITIES FOR MATURE WOMEN?. 2010. 215 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9825
dc.description.abstractUntil these days, the violence practiced by exaltation of youth discourses convey a model of devaluation of aging, as if desire and access to fundamental rights were forbidden for aging people. It is more meaningful for women who, until the XIX century, had the menopause as the edge of their reproductive life and the end of their womanhood. However, the ―grandma s‖ image is not the same. Many of them have the autonomy to enjoy both cosmetic advances and feminists achievements from the last decades. Post-modernity evidences such fast and deep social transformations, which create a tension that on one hand pumps the continuous establishment of a new social order and on the other hand presses continuously for changes. Although the rigidity of stereotypes themselves do not imply necessarily a false perception of reality, as they acquire high social stability and conventionality degree along time, even when the social actors who possess them have ulterior information which invalidate their content, they are rarely altered. Concerning the identity, understood as a continuously replaced description of ourselves, in the case of women it relates to hard and slow social changes, since each alteration must deconstruct historical processes from centuries of prejudices and beliefs that are solidly stratified. The way in which identities are built through language is fundamental for the definition of how we engage and engage others in discourse and create meanings. In this sense, media has a preponderant role in building new stereotypes and reinforcing old ones, reflecting ideas which make part of everyday social life, refracting concepts, distorting them in a way that they approach readers with the voice of an institution. A critical and feminist discourse analysis places discourses that intend to maintain power relations which favor men as a social group while exclude and weaken women as such. Though media is a space in which impartiality is believed to exist, we can evidence grammar forms present in such texts that signal the control on a social occasion, in this case, on the reportage genre, which is a favored place for social actors discursive confrontation. The methodology - which has a polyphonic character, because it is open for critical, systematic and dialogical voices, has combined Systemic Functional Linguistics, Dialogical Discourse Analysis and Critical Discourse Analysis approaches. The qualitative analysis revealed the existence of centripetal forces which search for closing, as well as discursive patterns so-called ―male‖, still directly responsible for mature women identity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero socialpor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectPolifoniapor
dc.subjectMetalinguísticapor
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectGendereng
dc.subjectMass mediaeng
dc.subjectPolyphonyeng
dc.subjectMetalinguisticseng
dc.subjectSystemic functional linguisticseng
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.titleAnálise polifônica de estereótipos na mídia: uma nova identidade para a mulher na maturidade?por
dc.title.alternativePolyphonic analysis of stereotypes in mass media: new identities for mature women?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAinda hoje, a violência exercida por discursos de exaltação da juventude supõe um modelo de desvalorização do envelhecer, como se não pudesse mais existir o desejo nem o acesso a direitos elementares. Isso é mais significativo para as mulheres que, até o século XIX, tinham na menopausa o marco final da vida fértil e o término da feminilidade. Entretanto, a imagem das ―avós‖ não é mais a mesma, muitas têm autonomia para usufruir tanto dos avanços cosméticos quanto das conquistas feministas das últimas décadas. A pós-modernidade evidencia essas transformações sociais rápidas e profundas, as quais criam uma tensão que ora pressiona no sentido da estabilização de uma nova ordem social, ora pressiona continuamente pela mudança. Embora a rigidez própria dos estereótipos não implique necessariamente em uma percepção falsa da realidade, como eles adquirem alto grau de estabilidade e convencionalidade social no tempo, mesmo quando os atores sociais que os detêm dispõem de ulteriores informações que invalidam o seu conteúdo, são dificilmente alteráveis. Quanto à identidade, sendo uma descrição continuamente substitutiva de nós mesmos, no caso da mulher são árduas e lentas as mudanças sociais, pois cada alteração deve desconstruir processos históricos de séculos de preconceitos e crenças, solidamente estratificados. O modo como são construídas as identidades através da linguagem é central na definição de como nos engajamos e engajamos os outros no discurso e construímos significados. Nesse sentido, a mídia tem um papel preponderante na construção de novos estereótipos e reforço de antigos, refletindo ideias que circulam no cotidiano social, e refratando conceitos, distorcendo-os, de maneira a chegar aos leitores uma história construída pela voz da instituição. Uma análise crítica e feminista do discurso localiza discursos que tentam manter relações de poder que privilegiam os homens como grupo social e excluem e enfraquecem as mulheres como tal. Apesar da linguagem da mídia ser um espaço onde se acredita haver imparcialidade, verifica-se formas gramaticais presentes nos textos que sinalizam o controle exercido sobre uma ocasião social, no caso, sobre o gênero discursivo reportagem, lugar privilegiado para o confronto entre os discursos dos atores sociais. A metodologia, de caráter polifônico por estar aberta a vozes sistemáticas, críticas e dialógicas, combinou as abordagens da Linguística Sistêmico-Funcional, da Análise Dialógica do Discurso e da Análise Crítica do Discurso. A análise qualitativa revelou a existência de forças centrípetas que aspiram ao monologismo e buscam o fechamento, bem como padrões discursivos ditos ―masculinos‖ ainda diretamente responsáveis formação identitária da mulher na maturidade.por
dc.contributor.advisor1Pires, Vera Lúcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4103630D3por
dc.contributor.referee1Sobral, Adail Ubirajara
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771976H0por
dc.contributor.referee2Roth, Désirée Motta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793139Y7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596943T8por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples