Letramento multimodal crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia
Resumo
Dada a natureza multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os diferentes recursos semióticos se articulam é essencial no sentido de motivar o desenvolvimento de conhecimentos em relação aos recursos semióticos que constituem os gêneros, ou seja, de letramento multimodal crítico (LMC). No intuito de entender como esses conhecimentos são abordados no contexto escolar, o objetivo deste estudo é verificar (com foco nos recursos semióticos imagéticos estáticos) como livros didáticos (LDs) e professores, de inglês e de biologia, recontextualizam o conceito de LMC. Este trabalho tem como base teórica e metodológica a Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008a), com foco na Análise do Discurso Multimodal (KRESS; van LEEUWEN, 2006). O corpus desta pesquisa compreende: a) atividades didáticas de compreensão e produção textual de dois LDs, um de inglês (LDI) e um de biologia (LDB), oferecidos pelo PNLD; e b) respostas a entrevistas de professores de escolas públicas estaduais de Santa Maria, que adotam os LDs selecionados. O estudo se deu em duas etapas: uma contextual e uma textual. Na etapa contextual, a investigação do contexto de produção e de distribuição envolveu a análise de documentos referentes aos LDs em busca de índices linguísticos que se referem a recursos semióticos visuais. A análise do contexto de consumo dos LDs compreendeu entrevistas com professores, no intuito de verificar em que medida e como o LMC é abordado em sala de aula por meio de LDs. Na etapa textual, analisamos os enunciados das atividades didáticas de ambos os LDs a fim de encontrar expoentes linguísticos que fizessem referência a recursos semióticos imagéticos estáticos. A partir dessa verificação, classificamos as atividades de acordo com seu enfoque aos conhecimentos de LMC, que estão relacionados aos estratos linguísticos. Os resultados contextuais apontam que a necessidade de se considerar os recursos semióticos visuais dos textos é reconhecida nos contextos dos LDs. Na análise textual, verificamos que as atividades do LDI refletem, em parte, os resultados da análise contextual, uma vez que 50% das atividades se refere a recursos semióticos visuais. Diferentemente, no LDB, esses recursos são abordados em apenas 20% das atividades. Com relação aos tipos de conhecimentos de LMC abordados pelas atividades dos LDs e pelas atividades sugeridas pelos professores, identificamos uma divergência com relação à análise do contexto de produção e de distribuição: enquanto a análise dos LDs e das entrevistas sugerem um foco nos estratos da lexicogramática e da semântica e pragmática, as análises do contexto de produção e de distribuição revelam o foco no estrato ideológico. Essa perspectiva ideológica, em documentos do contexto de produção e distribuição dos LDs, deriva da premissa de que os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula não deveriam estar atrelados apenas ao conteúdo proposicional da área (BRASIL, 2006a; 2006b), mas estar a serviço de uma participação informada do aluno na sociedade. Este estudo, portanto, evidencia a urgência de se refletir sobre o material didático que utilizamos em sala de aula, de modo a adaptá-lo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de LMC.