• Design, tecnologia e criatividade: projeto de um gato robô 

      Almeida, Ana Carolina Souza de (2023-12)
      O projeto buscou compreender a cultura digital e o uso de tecnologia na sociedade contemporânea, destacando sua influência no público infantil e tendo como objetivo o desenvolvimento de um gato robô que promova o ...
    • Bruxas e ilustrações: um estudo de caso mágico 

      Assumpção, Angelo Antonio Arboitte de (2023-07)
      Este projeto trata-se de uma investigação, como um estudo de caso, sobre o desenvolvimento de personagens e ilustrações com a temática do universo fantástico das bruxas. Esta pesquisa tem um caráter prático e é focada ...
    • A maquiagem na criação de personagens aplicáveis a produtos audiovisuais e fotográficos 

      Barcelos, Ariel Cabral (2021-09)
      Este trabalho de conclusão de curso é composto por um referencial teórico e um projeto prático. Refere-se a caracterização de personagens à partir da maquiagem, com propósito de aplicação a um produto audiovisual ou ...
    • Lençol absorvível para o processo de desfralde infantil 

      Chiesa, Antonela Formentini (2023-07)
      O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um lençol absorvível destinado a crianças em período de desfralde. Tendo como objetivo tornar esse processo mais agradável e lúdico para a criança envolvida ...
    • Design e cinematografia: o processo de construção da narrativa audiovisual do curta-metragem “lacuna” 

      Colusso, Andressa Dotto (2023-07)
      O presente trabalho pretende explorar as relações entre design e cinematografia, estudando como esses campos se interceptam. A partir disso, os conceitos, métodos e processos do cinema, bem como seus elementos integrantes ...
    • Interface e experiência do usuário no projeto de um aplicativo com base na alimentação intuitiva 

      Freitas, Biara Simões de (2023)
      Uma das funções mais recorrentes nos aplicativos de dieta é a contagem de calorias conforme o consumo de alimentos durante o dia, aliado a um sistema de metas que resume os méritos do usuário a números, gráficos e ...
    • 5-I's Metodologia projetos e processos 

      Gasparetto, Débora Aita; Krupahtz, Juliana; Kosciuk, Milena Dutra; Nehring, Gabriela; Pereira, Fabricio Arend Maica; Crispim, Nathalie Coelho; Pozzobon, Lucas; Silva, Valentina Montenegro da; Carvalho, Felipe Lázaro de Lima; Muller, Laura; Mello, Joao Vitor de; Quatrin, Gustavo Lago; Lima, Julia; Silva, Natã da; Gonçalves, Lidiane Castagna; Grigolo, Micheli da S.; Colusso, Andressa Dotto; Viero, Henrique Pivetta; Senna, Taynane (2020)
      A organização sistematiza a metodologia utilizada no Laboratório de Interfaces do Desenho Industrial da UFSM, intitulada 5I`s, por meio de artigos que demonstram o desenvolvimento e os processos de projetos de design de ...
    • História da arte no desenho industrial: imagens fantasmas 

      Gasparetto, Débora Aita; Lucio, Isadora Aita; Wurzel, Noam; Silva, Cristielle Luise Rodrigues; Roberts, Guilherme Centeno; Oderich, Ana Lúcia; Dalcin, Felipe; Cás, Gabriel Da; Christo, João Marco Abreu; Holkem, Luckas; Bastianello, Samuel; Caliman, Heloisa Falqueto; Moreira, Luiz Henrique de Souza; Prado, Marieli Hubner do; Cidade, Mariana Kuhl; Oliveira, Giovanna Ribeiro De; Gugelmim, Isabelle De Moraes; Altissimo, Pedro Afonso Martins; Brod Júnior, Marcos; Melchiors, Amanda; Castelli, Eduarda Olechak; Visentini, Luana; Oliveira, Luiza De Almeida; Crispim, Nathalie Coelho; Andreatta, William Bernardo; Perini, Janaíne; Penna, Leonardo; Espindola, Isadora Boscardin; Ribeiro, Valentina Ortiz; Flores, Daniela Nunes; Sousa, Pedro Henrique Dias; Matiuzzi, Pedro Prestes; Oliveira, Ana Helena Gonçalves de; Paula, Italo Renan Rodrigues de; Becker, Julio; Lana, Natália Gomes Dalla; Assumpção, Ângelo; Marchesan, Bianca; Stahl, Gustavo; Engroff, Leopoldo; Ledor, Natalia; Pomorski, Rogério; Smidt, Helena; Petroni, Jaqueline Friedrich; William, Jonas; Brum, Andersom; Pastro, Eduardo; Lima, Julia; Oliveira, Julienne; Gumisson, Vinicius; Maia, Affonso Montagner; Ancinelo, Joana Raffin; Freitas, Rafael Mena Barreto de; Campanholo, Alexandre; Almeida, Ana Carolina Souza de; Carvalho, Felipe Lázaro de Lima; Müller, Laura de Aguiar; Flores, Ana Alicia; Santarem, Camila; Beiró, Gabriel; Kuffner, Julia; Mantovani, Camila; Mai, Tayná; Bertoncello, Vitória Barboza; Riesgo, Giovanna; Lopes, Gabriel; Dalcin, Lucas; Silva, Alexandre Pawlowski da; Pettine, Greice; Almeida, Giovana Casati de; Dornelles, Larissa; Ulloa, Angela Nicole Lopez; Rubert, Aline; Freitas, Thuyla Azambuja de; Moreira, Alice Alves; Machado, Mila Monteiro; Chiesa, Antonela Formentini; Lameira, Pedro Ernesto Silva; Freitas, Gustavo Zottele; Campos, Julia Carmelli; Santos, Lara Coimbra de Lima dos; Gomes, Guilherme Mohr; Schneider, Nicole Prado; Mello, Marlon da Silveira; Trennepohl, Fabio (2020)
      A publicação reúne artigos e relatórios de projetos desenvolvidos de 2016 a 2019 na Disciplina História da Arte I, ministrada pela Profa Dra Débora Aita Gasparetto no Curso de Desenho Industrial da UFSM. O Bio condutor dos ...
    • Cerâmica contemporânea: desenvolvimento de uma linha de recipientes culinários 

      Machado, Caroline Lemos (2022-07)
      O presente trabalho desenvolveu um conjunto de recipientes cerâmico de cozinha dentro do conceito de contemporaneidade. Peças que aplicam estudos ergonômicos, entre outros, para proporcionar conforto, estética e ...
    • Projeto tipográfico para leitura imersiva em meios digitais 

      Palhano, Ana Paula (2023)
      A tipografia, enquanto ofício que dá forma visível e durável à linguagem humana (bringhurst, 2005), trata de desenvolver, aplicar e materializar a escrita. O design de tipos, por sua vez, cria famílias tipográficas ...
    • Design de interface: prototipação de aplicativo para comércio de alimentos orgânicos 

      Quatrin, Gustavo Lago (2023)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de agrotóxicos na produção agrícola do Brasil e seus impactos sociais e ambientais, assim como a certificação de alimentos orgânicos, exemplos de hortas comunitárias e definições ...
    • Entre narrativas: o pré-projeto de animação do conto “O bruxo e o caldeirão saltitante” 

      Rubert, Aline (2023-12)
      A animação é caracterizada pela simulação de movimentos dos objetos e personagens desenhados. Inicialmente a animação era obtida exclusivamente através da sequência de desenhos feitos manualmente, mas, atualmente, as ...
    • Projeto de uma interface para organização de tratamentos medicamentosos 

      Santarem, Camila Fagundes (2023)
      A aplicação eficaz do tratamento com medicação contínua representa uma prática essencial para inúmeras pessoas em suas rotinas diárias, especialmente para aqueles que lidam com doenças crônicas como diabetes, câncer, ...
    • Letras Capitulares Ilustradas desenvolvimento de produtos em papel 

      Ulloa, Angela Nicole López (2023-12)
      O presente relatório apresenta o desenvolvimento de produtos em papel utilizando as letras capitulares ilustradas como elementos chave do projeto, contemplando desde as etapas iniciais, que envolvem problematizações e ...
    • Forma e função: o processo criativo do design de personagens 

      Vidor, Alexandre Martins (2019-12)
      Esta pesquisa tem como objetivo estudar, desenvolver e propor um processo de design voltado para a criação de personagens, com o foco no processo criativo. A primeira etapa foi a análise de design de personagens de ...