Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 601-620 of 4131
-
A educação inclusiva no PROEJA: algumas reflexões
(2011-10-31)O presente estudo aborda a proposta do PROEJA, objetivando evidenciar o processo inclusivo nesta modalidade de educação e sua interferência na qualidade de vida dos educandos. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, ... -
Riachos degradados: abordagem do problema na escola por meio da educação ambiental
(2011-07-29)Os riachos são ambientes suscetíveis a impactos antrópicos negativos e precisam ser preservados. A Educação Ambiental holística, se contextualizada e transdisciplinar, proporciona a reflexão crítica sobre as questões ... -
Aspectos da sustentabilidade: do consumo à produção sob a influência da educação ambiental
(2011-11-05)A Educação Ambiental é um importante instrumento de construção e afirmação de saberes comprometidos com as causas relacionadas à natureza, sua proteção e equilíbrio, formando assim uma nova consciência social voltada para ... -
Teares formativos: teceduras entre marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de pedagogia/UFSM
(2013-11-29)A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em nível de Doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Articula dois pressupostos ... -
Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo com os professores que atuam nos cursos de pedagogia da UFSM
(2006-10-25)Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A temática de estudo diz respeito à formação dos ... -
Práticas de multiletramentos no contexto escolar: investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de produção textual por meio de narrativas digitais
(2015-08-10)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada (MOTTA-ROTH, 2006, 2008, 2009, 2010; SILVA, 2012; SILVA, PILATI, DIAS, 2010; FUZER, 2012, 2014 entre outros) apontam lacunas no processo de ensino de produção textual no ... -
Gestão escolar e as relações interpessoais em escolas de educação infantil
(2014-12-05)As pessoas são seres sociais que necessitam estar em constante interação com seus semelhantes. São elas que formam o ambiente escolar, que possuem cultura e valores diferentes, fatores estes que acabam interferindo diretamente ... -
A interação família e escola no contexto da gestão escolar
(2011-01-15)Este trabalho objetivou refletir sobre a importância da interação família e escola no processo de aprendizagem escolar. Para esse fim, analisou-se a participação da família na educação dos filhos, enumerado os fatores ... -
A relação avós-netos e o resgate do mundo vivido em vinculação com a literatura infantil. Repercussões na prática pedagógica.
(2004-04-19)Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de práticas educativas nas instituições, tendo como área de concentração a Educação. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e o estudo embasa-se na fenomenologia. ... -
Trabalhando a educação ambiental através dos aspectos lúdicos em uma classe de séries iniciais do ensino fundamental de Santa Maria
(2010-01-30)Este estudo refere-se a uma experiência em educação ambiental através da valorização da dimensão lúdica em crianças de uma comunidade social e economicamente heterogênea. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa ... -
Educação híbrida: os desafios da docência e o novo fazer pedagógico na era digital
(2023-09-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) a partir da Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano, ... -
Processos de ensino-aprendizagem dialógico-problematizadores mediados por recursos educacionais abertos (REA) na disciplina de matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2022-12-15)Esta dissertação, através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo investigar e analisar as contribuições e as colaborações dos processos de ensino-aprendizagem dialógicoproblematizadores mediados por Recursos Educacionais ... -
Processos mediativos e formação de conceitos cotidianos: implicações nas dificuldades de aprendizagem
(2011-03-25)A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa de Educação Especial investigando as dificuldades de aprendizagem a partir das idéias de Vygostsky acerca da formação de conceitos. As questões que desencadearam a pesquisa ... -
Educação para todos e cada um: considerações acerca da gestão para a educação Inclusiva
(2012-11-26)O estudo desenvolvido caracteriza-se como ensaio teórico, nele se propõe olhar a gestão e a inclusão escolar a partir do referencial vygotskiano. Trata-se, assim, de pesquisa bibliográfica que buscou analisar as contribuições ... -
Autonomia docente no novo ensino médio: possibilidades e constrangimentos no contexto do RS
(2022-12-02)Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir de estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC) e está vinculado ... -
Programa Mais Educação - qualidade da gestão democrática da educação em tempo integral em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Sobradinho - RS
(2015-11-28)O presente estudo tem como objetivo desmistificar o paradigma a respeito da educação integral, analisando os conceitos que vão de encontro a uma educação verdadeiramente abrangente e discutindo o papel do gestor frente a ... -
Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
(2016-09-26)O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), ... -
A utilização das TIC no ensino de Física: uma experiência no sistema prisional em Santa Maria/RS
(2014-04-30)A presente investigação refere-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino voltado a pessoas privadas de liberdade. O objetivo foi analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação ... -
Estudo sobre a implantação de uma política pública: o PROEJA no IFRS – campus Porto Alegre
(2011-09-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a consolidação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) como política pública no ... -
Processos formativos e aprendizagem docente: desafios da Pedagogia Noturno da UFSM
(2024-02-08)Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem docente e os processos formativos dos estudantes do curso de pedagogia noturno da UFSM. Como objetivos específicos ...