Navegação por orientadores "Amaral, Érico Marcelo Hoff do"
Itens para a visualização no momento 21-30 of 30
-
A utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de ciências: sua influência na aprendizagem dos alunos das 6ª séries da Escola Estadual Vitéllio Gazapina
(2012-11-24)A utilização das tecnologias no contexto educacional pode trazer grandes contribuições para o processo de aprendizagem, como tornar as aulas mais estimulantes e facilitar a interação entre professor e aluno. O presente ... -
Introdução da informática no âmbito escolar
(2011-12-08)O artigo expõe reflexões sobre a Introdução da Informática no âmbito Escolar como um processo e como os professores estão utilizando esta ferramenta em suas aulas para modificar sua ação pedagógica. O objetivo é promover ... -
A utilização de tecnologias em aulas de educação ambiental
(2018-12-01)O presente estudo foi desenvolvido com o intuito propor uma metodologia para servir como ferramenta de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em aulas de educação ambiental. Esta proposta é baseada na introdução de ... -
A utilização da WebQuest em sala de aula com turmas do ensino médio
(2011-10-07)A presente pesquisa busca verificar o uso dessa nova metodologia de trabalhar em sala de aula, junto aos professores e alunos denominados webquest, examinar a estrutura apresentada nos estabelecimentos de ensino quanto ... -
A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet
(2011-10-07)Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ... -
O uso do moodle como ferramenta de ensino colaborativo: um estudo focado no wiki
(2011-10-07)Este estudo tem o intuito de avaliar a ferramenta Wiki, do Moodle de acordo com o desempenho dos alunos. Foi realizada uma pesquisa com alunos que utilizavam o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle, no qual eles tinham ... -
Metodologia ou tecnologia: repensando a prática
(2011-03-25)Esse artigo é o resultado da leitura e pesquisa para fins de conclusão do Curso de Pós – Graduação Latu Sensu Especialização em Mídias na Educação, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria. Através da observação ... -
Validando o uso de jogos no notebook
(2014-12-18)Navegar na internet, falar no celular, assistir televisão e utilizar ferramentas educativas lúdicas na sala de aula são fatos do cotidiano da maioria da população. Vive-se em uma nova era tecnológica onde tudo é possível ... -
As tecnologias da informação e comunicação auxiliando e reformulando as práticas pedagógicas: estudo de caso da conferência São Vicente de Paulo
(2012-11-24)O presente artigo tem por objetivo reconhecer e promover novas práticas pedagógicas em aulas de Informática, com o uso de jogos educacionais e objeto de aprendizagem, a fim de promover aulas mais dinâmicas, colaborativas ... -
Inglês e TIC: uma proposta de parâmetros para os materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa
(2018-12-01)O crescente uso das TIC em contextos de aprendizagem abre caminhos para exploração e inovação dentro deste universo, e assim também ocorre no aprendizado da língua inglesa. Pode-se afirmar que ter conhecimentos básicos nesse ...