Navegação por orientadores "Cremonese, Dejalma"
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O Programa Mais Educação como política pública nacional de educação para o ensino integral na E.E.E.F Érico Veríssimo
(2015-12-15)O artigo aborda implantação, histórico e vivencia do Programa Mais Educação (PME) promovido pelo Governo Federal como Política Pública para o Ensino Integral. O Mais Educação é um programa do Governo Federal criado como ... -
Memória, formação e prática docente
(2016-01-30)O presente memorial, além da função de ser parte integrante do conteúdo estudado durante o curso de Pós-Graduação em Sociologia no Ensino Médio, terá também a função de informar a todos que o lerem, sobre a minha vida ... -
Um estudo sociológico sobre as compreensões de felicidade dos docentes do IFFar, Campus Santo Augusto - RS
(2023-12-07)Esta tese busca, através de uma genealogia da felicidade no Ocidente, explicar o porquê de o tema da felicidade ter sido valorizado a partir da filosofia grega e ter se adequado, em certos períodos, à ideologias e visões ... -
A teoria de Maslow é valida para o estudo hábitos de consumo ou as relações sociais atuais estabelecem as necessidades de consumo de um grupo determinado
(2015-12-22)Teoria de Maslow foi escrita na década de 50 e analisa as necessidades do homem através de uma pirâmide, a pirâmide das necessidades, onde se estabelece na base as necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, ... -
Educação inclusiva e inclusão social
(2016-01-05)O artigo faz um levantamento a cerca dos princípios e amparos legais da Educação Inclusiva no Brasil. Vivemos em um país que busca viver a diversidade de uma forma geral, para isso faz-se necessário entender os pressupostos ... -
Capital social e a fronteira da paz: análise comparativa entre o orçamento participativo de Sant’ana do Livramento (Brasil) e o presupuesto participativo de Rivera (Uruguai)
(2016-08-26)A presente dissertação versa sobre uma análise comparativa entre o Orçamento Participativo de Sant’Ana do Livramento (Brasil) e o Presupuesto Participativo de Rivera (Uruguai), cidades-gêmeas de fronteira conhecidas como ... -
O abaixo-assinado como prática de cidadania na cidade de Cachoeira do Sul - RS
(2016-02-02)O presente artigo trata de aspectos referentes à cidadania, que é composta de direitos e deveres civis, políticos e sociais, da participação social, caracterizada por indivíduos na organização de uma sociedade. O texto ... -
O processo de inclusão de crianças com deficiência: uma análise em uma escola municipal de educação infantil da região norte do RS
(2016-01-15)A realidade de cada educando deficiente é única. Não há existem critérios universais de como deve ser o ensino para com os alunos com deficiência. O educador necessita observar, perguntar, analisar e ouvir para entender ... -
A gestão do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: uma experiência a partir de várias mãos
(2015-12-27)A relação entre os setores da Educação e da Saúde possui muitas afinidades no campo das políticas públicas, especialmente por se tratarem de áreas que sustentam sua base no princípio de universalização de direitos ... -
Projeto cooesperança: uma experiência de capital social em Santa Maria - RS
(2013-12-18)A proposta desta pesquisa é analisar a importância do Projeto Cooesperança no que tange à atuação da Economia Solidária para o desenvolvimento e manutenção do capital social em Santa Maria RS. Justifica-se a escolha ... -
O ensino religioso na escola
(2015-12)O presente trabalho trata da questão da escolha e existência ou não de uma metodologia ideal para o ensino religioso na escola, respeitando a diversidade de religiões do nosso país. O objetivo deste trabalho é apresentar ... -
Um estudo sobre felicidade e trabalho docente no município de Agudo/RS
(2021-05-14)Propõe-se, nessa dissertação, um estudo sobre a concepção de felicidade no trabalho docente no município de Agudo/RS, com a intenção de compreender as representações de felicidade no trabalho de docentes da rede de ensino ...