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Desenvolvimento de um jogo educacional digital para auxílio à alfabetização utilizando redes neurais
(2015-12-10)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital – “Aprendendo com o Zag”, para ser aplicado como ferramenta de auxílio aos processos de ensino e de aprendizagem voltados à alfabetização. O jogo ... -
Ferramentas colaborativas para aprendizagem a distância: um estudo para de caso do Moodle aplicado ao ensino médio
(2020-12-10)Este artigo propõe o desenvolvimento de um Moodle para alunos de Ensino Médio, com intuito de fazer com que eles possam estudar e aprender com o uso de uma ferramenta colaborativa à distância. O principal resultado consiste ... -
Construção de um ambiente virtual para simular a condução de uma cadeira de rodas
(2016-12-12)Com o uso de tecnologias assistivas pretende-se alcançar um nível de acesso à mobilidade para pessoas com deficiências, tais como as pessoas que possuem baixa mobilidade. Neste sentido, simuladores são desenvolvidos com ... -
A utilização de jogos online em sala de aula
(2020-12-11)Este artigo propõe realizar uma pesquisa sobre a utilização de jogos online em sala de aula, com a intenção de analisar as principais motivações que permitam ao professor utilizar jogos como apoio aos processos de ensino ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
Jogo educacional digital para apoio ao aprendizado de matemática
(2015-12-10)Este artigo apresenta um protótipo de jogo educacional digital para apoio ao aprendizado da Matemática, destinado para educandos com faixa etária de 6 a 10 anos, explorando como conteúdo específico da Matemática as ... -
Sistema especialista para auxiliar no diagnóstico de depressão
(2017-12-13)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de Sistema Especialista, possibilitando uma ferramenta que possa auxiliar os profissionais da área de saúde no diagnóstico de depressão, com possíveis sintomas clínicos ... -
Fredi no Mundo da Reciclagem: desenvolvimento de um jogo educacional digital para conscientização da importância da reciclagem
(2016-12-12)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional digital – “Fredi no Mundo da Reciclagem”, para séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando conscientizar as crianças sobre a importância ... -
Proposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de lógica de programação na modalidade de educação a distância
(2017-12-13)Tendo consciência do grande desafio que envolve o processo de ensino-aprendizado dos conceitos de Lógica de Programação apresentado nos Cursos de Computação, o presente trabalho propôs desenvolver uma metodologia de ensino ... -
Desenvolvimento de um sistema para auxílio ao diagnóstico de diabetes empregando redes neurais
(2015-12-09)Este artigo aborda o desenvolvimento de um sistema cuja principal função é o auxiliar os profissionais da área da saúde no diagnóstico da diabetes, utilizando a capacidade de aprendizagem das Redes Neurais Artificiais ... -
Super ZID: desenvolvimento de um jogo educacional digital para apoiar o combate ao Aedes aegypti
(2016-12-12)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital para apoiar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o “Super ZID”. O jogo foi desenvolvido para alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre ...