Navegação por assunto "Collaborative research"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Identificação profissional de professores constituída em um programa de formação continuada
(2015-12-14)Este trabalho integra o projeto guarda-chuva Atividades colaborativo-educacionais em contextos escolares A.C.E.C.E. (TICKS, 2012), o qual se constitui em uma proposta de formação continuada colaborativa na medida em ... -
Representações de interdisciplinaridade por professores da rede pública ao longo de uma formação continuada
(2015-02-26)A perspectiva interdisciplinar no contexto escolar tem sido pauta de muitas pesquisas e discussões em Linguística Aplicada. Diversos documentos oficiais que regem o sistema educacional brasileiro, tais como as Orientações ... -
O processo argumentativo construído em um programa de formação continuada multiletrada com professores da educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-02-11)Considerando a relação entre teoria e prática na atuação docente, as ferramentas e os recursos teórico-metodológicos que embasam a prática de professores de linguagem são diversas. Entre elas, a argumentação em contextos ... -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
(2019-08-26)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola. O objetivo do estudo foi o de analisar ... -
Sistemas de atividades do estágio obrigatório de cursos de licenciaturas em três perspectivas
(2016-12-14)O objetivo deste trabalho é identificar o sistema de atividades dos estágios obrigatórios de observação e docência do Curso de Licenciatura em Letras/ Inglês da UFSM, sob três perspectivas: 1) dos documentos legais, ... -
Representações de letramento no contexto escolar: a construção de um conceito socialmente situado em um programa de formação de professores
(2014-02-28)O tema do letramento tem estado no centro das pesquisas e discussões em Linguística Aplicada (ROJO, 2010; SOARES, 2011), bem como é recorrente o emprego do termo em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares ...