Navegação por orientadores "Auler, Décio"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Educação Física no ensino médio: um estudo de caso numa escola técnica
(2008-03-27)Há, nas aulas de educação física do Colégio Técnico Industrial (CTISM), um histórico de aumento no número de faltas dos alunos da primeira para a terceira série do ensino médio. O objetivo desta pesquisa consistiu em ... -
Os estudantes do arquivo morto
(2010-03-19)Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do PPGE/UFSM, tem problema de investigação que surge no âmbito de uma escola de educação básica, nível médio, em que a pesquisadora ... -
A abordagem de temas polêmicos no currículo da EJA: o caso do “florestamento" no RS
(2007-04-25)A presente pesquisa foi realizada na linha de Currículo, Ensino e Práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Inicialmente, discuto que, dentre os muitos problemas ... -
Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de Física
(2010-01-29)Frente a atuais problemas educacionais, apontados pelas pesquisas, como o ensino propedêutico, a desvinculação entre o mundo da vida e o mundo da escola , a concepção de ciência e tecnologia neutras, entre outros, ... -
Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA
(2006-02-17)Nesta pesquisa, são analisados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares que buscam enfocar interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, mediante a abordagem de temáticas contemporâneas, marcadas ... -
Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas relacionadas à CTS
(2014-04-16)O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como um dos objetivos centrais à democratização de processos decisórios sobre temas sociais envolvendo ciência-tecnologia (CT). Também, este surge em contextos nos quais ... -
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS
(2014-02-26)Repercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ... -
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
(2016-04-28)Busca-se, mediante a Educação, particularmente na Educação em Ciências, a constituição de uma cultura de participação social em processos decisórios envolvendo problemas contemporâneos. Para tanto, compreende-se como ...