Mostrar registro simples

dc.creatorSobrosa, Gênesis Marimar Rodrigues
dc.date.accessioned2013-02-19
dc.date.available2013-02-19
dc.date.issued2012-03-30
dc.identifier.citationSOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues. O que jovens em contexto de vulnerabilidade sócio-econômica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul pensam sobre trabalho e futuro educacional e profissional.. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10312
dc.description.abstractThe transition from high school to university or to work is marked by uncertainties. When cultural and economic obstacles are present, a situation lived by young people from low-income communities, this transition is still more difficult. This dissertation is organized in two studies that explored the perspective of young high school students about work and the transition to the universe of work. More specifically, it aimed to identify how students perceptions and expectations about the world of work were related to their professional and educational life projects for the future. Participants were 200 students from both sexes that attended two public schools located at low income neighborhoods in the city of Santa Maria. Study 1 focused on participants ideas about work. Study 2 addressed students perceptions about their possibilities of entering the labor market. Participants answered a questionnaire with open and closed questions concerning ideas about work, occupational future and perceived barriers to enter the labor market. Data were analyzed by means of content analysis. Both studies showed that work is perceived as an important aspect of future life, being asociated with the ideas of self-sustained living and independence from the family of origin. Respondents also had the expectation of attaining self-realization trough work. Nonetheless, they also recognized that economic constraints may be a barrier to achieve their educational and career aspirations.eng
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectFuturo profissionalpor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectProfessional futureeng
dc.titleO que jovens em contexto de vulnerabilidade sócio-econômica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul pensam sobre trabalho e futuro educacional e profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA transição do ensino médio para a universidade ou mercado de trabalho é permeada de incertezas. Quando estão presentes obstáculos culturais e econômicos, que podem ser vividos por jovens provenientes de comunidades de baixa renda, esta passagem pode ser permeada por dificuldades ainda maiores. Na tentativa de compreender este fenômeno, realizou-se dois estudos, explorando a perspectiva de jovens estudantes do ensino médio a respeito do trabalho e de sua inserção nesse universo. Mais especificamente pretende-se identificar como os estudantes percebem o mundo do trabalho e como suas percepções e expectativas se relacionam aos seus projetos de vida futuros profissionais e educacionais. A pesquisa tem como participantes 200 alunos de ambos os sexos provenientes de duas escolas públicas situadas em regiões e socioeconômica desfavorecida da cidade de Santa Maria. O Estudo 1 aborda as concepções dos participantes em relação ao trabalho. O Estudo 2 investiga a percepção dos jovens sobre suas possibilidades de inserção no mercado profissional. Os estudantes responderam a um questionário com questões abertas e fechadas que investigavam percepções relacionadas à trabalho, futuro profissional e dificuldades esperadas em sua inserção no mercado de trabalho. Para análise das informações utilizou-a análise de conteúdo categorial. Ambos os estudos indicam que o trabalho é percebido como um elemento importante para o futuro desses jovens, sendo principalmente associado ao sustendo próprio e obtenção da independência da família de origem. Os jovens indicam que esperam obter uma profissão no qual encontrem realização pessoal. Contudo, reconhecem que suas limitações financeiras podem trazer dificuldades para realizar o ingresso na atividade profissional almejada.por
dc.contributor.advisor1Dias, Ana Cristina Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797256P2por
dc.contributor.referee1Vasconcellos, Silvio José Lemos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1853136773126959por
dc.contributor.referee2Bardagi, Marúcia Patta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111463992984363por
dc.contributor.referee3Perrone, Claudia Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269640006431486por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9077869902040980por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples