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dc.creatorOliveira, Clarissa Tochetto de
dc.date.accessioned2015-03-17
dc.date.available2015-03-17
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Clarissa Tochetto de. ASSESSMENT OF ATTENTION DEFICIT/HYPERACTIVITY DISORDER SYMPTOMS IN COLLEGE STUDENTS. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10339
dc.description.abstractThe Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by a persistent, frequent and severe pattern of inattention and/or hyperactivity or impulsivity. Although ADHD is chronic and interferes in several contexts of life, there are people with the disorder who can join higher education and be successful. Researchers have investigated ADHD repercussions for college experience, however, they have explained neither which dimensions of college adjustment (personal, interpersonal, study, career, and institutional) suffer greater influence by ADHD symptoms, nor if the symptoms may affect professional self-efficacy of college students. This research was divided into two studies. The first study aimed to perform a systematic review of literature about ADHD implications for college experience, highlighting the similarities and differences between students with and without the disorder concerning academic context. Students with and without ADHD are likely to present no difference regarding self-concept and psychological well-being, although they differ from each other when it comes to college adjustment and concern with academic performance. The second study aimed to test a theoretical model through path analysis, in which dimensions of college adjustment mediate the relationship between ADHD symptoms and professional self-efficacy. The participants were 510 college students from 12 courses of two public universities in Rio Grande do Sul. Data were gathered through a sociodemographic questionnaire, the Adult Self-Report Scale (ASRS), the Academic Experiences Questionnaire reduced version (AEQ-r), and the Professional Self-Efficacy Scale (PSES). We verified that physical and psychological well-being and the establishment of a social support network may reduce the potential damages to professional self-efficacy due to the symptoms of the disorder. Implications of these results for academic routine and clinical practice are discussed in the end of the thesis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectAdaptação acadêmicapor
dc.subjectAutoeficácia profissionalpor
dc.subjectADHDeng
dc.subjectCollege studentseng
dc.subjectCollege adjustmenteng
dc.subjectProfessional self-efficacyeng
dc.titleAVALIAÇÃO DE SINTOMAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpor
dc.title.alternativeASSESSMENT OF ATTENTION DEFICIT/HYPERACTIVITY DISORDER SYMPTOMS IN COLLEGE STUDENTSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente, frequente e grave de desatenção e/ou hiperatividade ou impulsividade. Embora o TDAH seja crônico e interfira em diversos contextos de vida, há indivíduos com o transtorno que ingressam no ensino superior e conseguem ser bem sucedidos. Pesquisadores têm se dedicado a investigar as possíveis repercussões do TDAH no contexto universitário, mas não esclarecem quais dimensões da adaptação acadêmica (pessoal, interpessoal, estudo, carreira ou institucional) sofrem maior interferência dos sintomas do TDAH, nem se os mesmos podem afetar as crenças dos universitários sobre autoeficácia profissional. Essa pesquisa foi dividida em dois estudos. O primeiro estudo busca realizar uma revisão sistemática de literatura sobre as implicações do TDAH durante a graduação, com destaque para as semelhanças e diferenças entre os estudantes com e sem o transtorno no que se refere ao contexto acadêmico. Os jovens com e sem TDAH tendem a ser semelhantes no que se refere ao autoconceito, ao bem-estar psicológico, à satisfação com a vida social no início da graduação, e diferentes quanto à adaptação acadêmica e às preocupações com o desempenho. O segundo estudo procura testar, via path analysis, um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 510 estudantes universitários de 12 cursos de duas universidades públicas do interior do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Adult Self-Report Scale (ASRS), do Questionário de Vivências Acadêmicas Versão Reduzida (QVA-r) e da Escala de Autoeficácia Profissional (EAP). Verificou-se que o possível impacto dos sintomas de desatenção/hiperatividade na autoeficácia profissional pode ser minimizado pelo bem-estar físico e psicológico e pela rede de apoio social do estudante universitário. Implicações dos resultados para a rotina acadêmica e para a prática clínica são discutidas ao final da dissertação.por
dc.contributor.advisor1Dias, Ana Cristina Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797256P2por
dc.contributor.referee1Kristensen, Christian Haag
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5005514832873485por
dc.contributor.referee2Perrone, Claudia Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707578H8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113571426377081por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


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