Mostrar registro simples

dc.creatorPfeifer, Paula Moraes
dc.date.accessioned2016-04-07
dc.date.available2016-04-07
dc.date.issued2015-05-22
dc.identifier.citationPFEIFER, Paula Moraes. The role of fantasy in children facing surgery. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10349
dc.description.abstractSurgery is an experience that brings uncomfortable examinations and discomfort and can often become an incomprehensible and traumatic experience. In the case of pediatric surgery, there is a belief that children are not always in a position to understand and deal with what surgery encompasses, considering that their psychic apparatus is still being formed. These procedures are, obviously, accompanied by numerous fantasies in an attempt to defense themselves and recover emotional balance to be able to face the situation. Therefore, this was a qualitative, descriptive and exploratory study to investigate children s fantasies the day before surgery, in psychoanalytic theory. Seven children were included, of both sexes, five to twelve years old, admitted in a public hospital for surgery during 2014. Play Time and Fables Test were used as instruments. The implementation of the instruments was performed in a single moment, recorded, transcribed verbatim and the data was then passed through content analysis. The participants expressed the perception of themselves as defective and possessed feelings of fragility, helplessness and had many fears. The presence of frightening and elaborative fantasies was identified as a defense attempt and a way of making sense of surgical experience. It was concluded that the fantasies had a paradoxical role; that is, even if they constituted a regressive defense, they proved to be protective structure and helped to make sense of the surgical experience.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectFantasiaspor
dc.subjectCirurgia pediátricapor
dc.subjectPré-operatóriopor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectFantasieseng
dc.subjectPediatric surgeryeng
dc.subjectPreoperativeeng
dc.titleO papel da fantasia em crianças face ao ato cirúrgicopor
dc.title.alternativeThe role of fantasy in children facing surgeryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA cirurgia é uma experiência que traz consigo exames incômodos e mal-estares, tornando-se, muitas vezes, uma experiência incompreensível e traumatizante. No caso da cirurgia pediátrica, existe a crença de que a criança, na medida em que, por estar com o aparelho psíquico ainda em formação, nem sempre tem condições para compreender e lidar com o que a cirurgia mobiliza. Estes procedimentos, naturalmente, são acompanhados de inúmeras fantasias, como tentativa de defesa e de reestabelecimento de equilíbrio emocional para conseguir enfrentar essa situação. Para tanto, realizou-se estudo qualitativo, descritivo e exploratório que se propôs a investigar as fantasias presentes em crianças no dia anterior à cirurgia, dentro de um referencial teórico psicanalítico. Foram incluídas sete crianças, de ambos os sexos, com idade de cinco a doze anos, internadas em hospital público para realização de cirurgia durante o ano de 2014. Utilizaram-se como instrumentos A Hora do Jogo e o Teste das Fábulas, aplicados em um único momento, tendo sido gravados e transcritos na íntegra; os dados passaram por análise de conteúdo. Os participantes expressaram a percepção de si enquanto defeituosos, bem como sentimentos de fragilidade, desamparo e diversos medos. Identificou-se a presença de fantasias atemorizantes e elaborativas como tentativa de defesa e de atribuir sentido à experiência cirúrgica. Concluiuse que a fantasia manteve seu papel paradoxal, isto é, ao mesmo em que se constituiu em uma defesa regressiva, revelou-se uma estrutura protetora, auxiliando a atribuir sentido pessoal à cirurgia.por
dc.contributor.advisor1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464902899875284por
dc.contributor.referee1Pereira, Caroline Rubin Rossato
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255468125800328por
dc.contributor.referee2Ruschel, Patricia Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4279054422584484por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039220149219280por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples